Festival Reside Amaro trará performances teatrais gratuitas ao bairro de Santo Amaro
Serão 10 ações em espaços fechados e 10 em abertos, com até 30 minutos cada, permitindo ao público montar seu roteiro
Clique aqui e escute a matéria
De 7 a 9 de fevereiro, o bairro de Santo Amaro, no Recife, será palco de uma série de performances, ações e cenas teatrais criadas a partir das histórias de seus moradores.
O Reside Amaro, uma iniciativa do Reside - Festival Internacional de Teatro de Pernambuco em parceria com o Teatro Bombón da Argentina, ocupará diferentes espaços do bairro, como casas, ruas e comércios, com mais de 70 apresentações gratuitas.
Em sua quinta edição, o festival reafirma o compromisso com a internacionalização das artes cênicas, priorizando a valorização da cultura local. Durante o evento, serão apresentados trabalhos locais desenvolvidos em parceria com os vizinhos do bairro e obras internacionais, especialmente da Argentina, com enfoque em criações site specific, ou seja, adaptadas para os lugares onde serão realizadas.
A ideia de criar o Reside Amaro surgiu inspirada no projeto “Bombón Vecinal”, da argentina Monina Bonelli, que trabalha com teatro comunitário, envolvendo moradores no processo criativo e transformando o bairro em um grande palco.
Desde julho de 2024, os moradores da “Vila” de Santo Amaro, um espaço marcado por sua história industrial, têm participado ativamente do processo de construção do festival, que inclui desde encontros informais até a criação de dramaturgias.
A programação será intensa, com 10 ações em espaços fechados e 10 em espaços abertos, todas com duração de até 30 minutos, permitindo ao público montar seu próprio roteiro diário. Além das obras locais, o público poderá assistir a dois espetáculos argentinos, "Rainha" e "Da Melhor Maneira", também criações site specific.
O festival contará com a participação de artistas locais e estudantes do Curso de Interpretação para Teatro (CIT) do Sesc Santo Amaro, que têm se envolvido em todas as etapas de criação e produção. Como parte da celebração, a gastronomia local também será uma atração, com pratos típicos e comidas caseiras disponíveis nas ruas e nos bares da região.
Toda a programação será gratuita, e os ingressos serão distribuídos uma hora antes das apresentações. Haverá ainda acessibilidade com sessões traduzidas para Libras e a instalação de rampas e banheiros para pessoas com deficiência.
O Reside Amaro é uma realização da Remo Produções Artísticas, Teatro Bombón e Off Produções Culturais, com patrocínio da Lei Rouanet e apoio do Sesc e Cepe, entre outros parceiros.