Chuvas intensas afetam Pernambuco e suspendem atividades escolares e universitárias
A Prefeitura do Recife decretou estágio de alerta máximo por volta das 10h20, devido à gravidade das chuvas que afetaram a cidade
Clique aqui e escute a matéria
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta laranja para esta quarta-feira (5), indicando a possibilidade de chuvas moderadas a fortes no Litoral e Agreste de Pernambuco. Por volta das 10h20 da manhã, a Prefeitura do Recife decretou estágio de alerta máximo, devido à gravidade das chuvas que afetaram a cidade.
Suspensão de Aulas e Atividades
Devido às fortes chuvas, a Prefeitura do Recife suspendeu as aulas presenciais nas escolas e unidades de ensino municipais nos turnos da tarde e da noite. A recomendação é que outras instituições de ensino, como particulares, estaduais e federais, sigam as mesmas orientações preventivas.
No município de Paulista, a Secretaria de Educação decidiu suspender as aulas do turno da manhã em toda a rede municipal de ensino para garantir a segurança de alunos e profissionais. Já a Prefeitura de Jaboatão anunciou a suspensão das aulas no período da tarde em toda a rede municipal.
Universidades também suspendem atividade
A Direção-Geral do Campus Recife do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) suspendeu as aulas do turno da manhã e informou que um novo comunicado seria emitido para definir a continuidade das atividades no período da tarde. Servidores que participam do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) devem atuar remotamente, enquanto os demais servidores precisam comunicar sua situação à chefia imediata.
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inicialmente recomendou flexibilização nas aulas, mas, por volta das 09h33, confirmou o cancelamento das atividades acadêmicas para cursos de graduação e pós-graduação.
A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) também suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas presenciais durante o dia, considerando tanto os transtornos das chuvas quanto a dificuldade de mobilidade urbana.
Recomendações de Segurança
As autoridades de defesa civil orientam a população a permanecer em casa, salvo em situações de risco iminente, como deslizamentos, inundações ou desabamentos. A Defesa Civil de Pernambuco pode ser contatada pelo número 199 ou (81) 3181-2490 para situações de emergência.
Diante das chuvas intensas previstas para o restante do dia, órgãos de defesa civil pedem atenção especial a áreas de risco, como encostas e regiões propensas a alagamentos. A população também deve evitar deslocamentos desnecessários durante períodos de precipitação mais forte e acompanhar os boletins oficiais.