Fevereiro Laranja alerta para a leucemia e o câncer infantil
15 de fevereiro marca o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil; diagnóstico precoce pode garantir até 80% de chances de cura
![No Brasil, são esperados 7.930 casos de câncer infantojuvenil para cada ano do triênio 2023-2025, sendo 4.230 do sexo masculino e 3.700 do sexo feminino](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2024/09/06/597x330/1_child_suffering_from_cancer-32763683.jpg?67ab6b1c55168)
Clique aqui e escute a matéria
Dedicado à conscientização e ao combate à leucemia, o Fevereiro Laranja reforça o alerta sobre um dos tipos de câncer mais comuns na infância: a leucemia. Conhecida como câncer do sangue, a doença se caracteriza pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, comprometendo a produção normal de células sanguíneas.
A campanha ganha ainda mais destaque no dia 15 de fevereiro, data que marca o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil. O objetivo é sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso a um tratamento adequado.
No Brasil, o câncer infantojuvenil é a principal causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). No entanto, quando identificado precocemente, o tratamento pode garantir até 80% de chances de cura.
De acordo com a oncohematologista Danielle Feitosa, membro da diretoria do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), ao contrário do câncer em adultos, os tumores infantis não estão diretamente relacionados a fatores ambientais, hábitos de vida ou predisposição hereditária, mas sim a alterações genéticas.
Os tipos mais frequentes da doença na infância são as leucemias agudas, linfomas e tumores do sistema nervoso central.
A especialista ressalta a importância de estar atento aos sinais que podem indicar a presença da doença. "Entre os principais sintomas do câncer infantil estão palidez, caroços (linfonodos aumentados), febre persistente, perda de apetite e manchas roxas pelo corpo. O mais importante é observar a persistência desses sintomas e procurar um médico imediatamente para uma avaliação mais detalhada", alerta a médica.
Apoio a crianças em tratamento
Diante do impacto da doença, instituições como o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC) desempenham um papel fundamental no suporte a pacientes e familiares. Fundado em 1985, o NACC, localizado no bairro dos Aflitos, no Recife, presta assistência a crianças carentes em tratamento oncológico.
Mantido exclusivamente por doações e com o apoio de voluntários, o núcleo oferece hospedagem, alimentação, transporte, suporte educacional e acompanhamento nutricional, fisioterapêutico e odontológico, garantindo mais qualidade de vida durante o tratamento.
Para mais informações ou para realizar uma doação, acesse www.nacc.org.br ou entre em contato pelo telefone (81) 3267-9200.