Defesa Civil de Olinda inicia força-tarefa de vistorias em igrejas e capelas históricas

O objetivo da força-tarefa é identificar as condições de conservação e funcionalidade das edificações, orientando medidas corretivas e preventivas

Publicado em 13/02/2025 às 7:36
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A Prefeitura de Olinda, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), deu início a uma série de vistorias preventivas em 22 igrejas e 11 capelas do Sítio Histórico da cidade.

A primeira inspeção foi realizada nesta segunda-feira (10), na Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora do Monte, localizada na ladeira do Monte.

O objetivo da força-tarefa é identificar as condições de conservação e funcionalidade das edificações, orientando medidas corretivas e preventivas. Segundo Carlos D’Albuquerque, secretário executivo da Defesa Civil de Olinda, a preservação desses imóveis históricos é essencial para manter viva a memória, a cultura e a identidade da cidade.

“A conservação dessas igrejas não só reforça a identidade histórica de Olinda, como também tem impacto positivo no turismo e na sustentabilidade, ao evitar novas construções e preservar a memória local”, ressaltou D’Albuquerque.

A chefe do escritório técnico de Olinda do Iphan, Elaine Ferrari, destacou que a ação reforça o compromisso com a proteção dos bens tombados da cidade.

“Iniciamos pela Igreja de Nossa Senhora do Monte e seguiremos com as vistorias nos próximos dias. Nosso objetivo é orientar os responsáveis sobre as melhores práticas de preservação e garantir que essas riquezas culturais sejam mantidas para futuras gerações”, afirmou.

A iniciativa conjunta entre a Prefeitura e o Iphan busca garantir que os patrimônios sejam preservados de forma eficaz, assegurando a continuidade de suas histórias e tradições.

Tags

Autor