Papa Francisco enfrenta "situação clínica complexa" e segue internado em Roma

O Papa Francisco está internado desde a última sexta-feira (14), na Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, inicialmente para tratar um bronquite

Publicado em 17/02/2025 às 9:47 | Atualizado em 17/02/2025 às 9:49
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (17) que o Papa Francisco, de 88 anos, está enfrentando uma infecção polimicrobiana no trato respiratório e permanece em uma "situação clínica complexa".

A condição levou os médicos a ajustarem o tratamento, e o pontífice ficará internado no hospital Gemelli, em Roma, pelo tempo necessário.

De acordo com o comunicado oficial, os testes realizados nos últimos dias indicaram a necessidade de uma modificação adicional da terapia. Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, afirmou que todos os exames apontam para um quadro estável, mas que a situação requer cuidados médicos apropriados.

Internado desde a última sexta-feira (14), o Papa não pôde realizar sua oração semanal dominical com os peregrinos na Praça de São Pedro, nem liderar uma missa especial dedicada aos artistas pelo Ano Jubilar da Igreja Católica.

Bruni não especificou se a infecção é bacteriana ou viral, mas assegurou que uma nova atualização será divulgada ainda nesta segunda-feira (17).

Durante o fim de semana, o pontífice manteve sua prática de realizar ligações para membros de uma paróquia católica em Gaza, conforme relatou a emissora italiana Mediaset. Um dos membros da paróquia disse que Francisco estava "de bom humor", embora parecesse "um pouco cansado".

O Vaticano também cancelou a visita programada do Papa aos estúdios de cinema Cinecittà, em Roma, marcada para esta segunda-feira. Em sua conta na rede social X, o pontífice expressou gratidão pelo apoio recebido: "Obrigado pelo carinho, oração e proximidade com que vocês me acompanham nestes dias."

Tags

Autor