Neoenergia Pernambuco realiza mutirão contra furto de energia na Cidade Universitária

Durante a ação, técnicos da concessionária identificaram três estabelecimentos consumindo energia de forma irregular, sem passar pelo medidor.

Publicado em 21/02/2025 às 8:37
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A Neoenergia Pernambuco promoveu um mutirão para combater perdas de energia elétrica na Cidade Universitária, no Recife. Durante a ação, técnicos da concessionária identificaram três estabelecimentos – uma padaria, uma lavanderia e uma açaiteria – consumindo energia de forma irregular, sem passar pelo medidor.

As irregularidades foram constatadas no momento das visitas, resultando na recuperação de 70 mil quilowatts-hora, quantidade suficiente para abastecer cerca de 600 residências em Pernambuco.

A ação foi motivada pelo alto número de ligações clandestinas identificadas na região, tanto por equipes de campo quanto pelo núcleo de inteligência da distribuidora.

Após a detecção prévia das fraudes, seis equipes foram mobilizadas para desligar as conexões irregulares e regularizar a situação dos clientes. Toda a energia consumida ilegalmente será cobrada retroativamente.

Além de representar risco de acidentes para quem executa a ligação irregular e para clientes e funcionários dos estabelecimentos, a prática é considerada crime de furto, com pena de até quatro anos de prisão.

O furto de energia também compromete a qualidade do fornecimento, pois sobrecarrega a rede elétrica e pode provocar oscilações ou interrupções no serviço.

A Neoenergia Pernambuco reforça que essa prática é crime, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, e pede que a população denuncie casos suspeitos pelos canais oficiais da concessionária, de forma anônima.

Tags

Autor