Galo Gigante é erguido na Ponte Duarte Coelho e marca chegada do Carnaval do Recife

Este ano, a estrutura do Galo Gigante atingiu um marco histórico, alcançando 32 metros de altura, cinco a mais que antes, e pesando oito toneladas

Publicado em 27/02/2025 às 8:01
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Na noite desta quarta-feira (26), o céu do Recife foi iluminado pelo momento mais aguardado da prévia carnavalesca: a subida do Galo da Madrugada na Ponte Duarte Coelho. O evento, que simboliza oficialmente a chegada do Carnaval, reuniu centenas de foliões em uma celebração repleta de emoção, tradição e cultura.

Este ano, a estrutura do Galo Gigante atingiu um marco histórico, alcançando 32 metros de altura – cinco a mais do que nos anos anteriores – e pesando oito toneladas. A obra, assinada pelo multiartista Leopoldo Nóbrega e pela designer Germana Xavier, traz referências à inclusão social, ao meio ambiente e ao patrimônio cultural.

Elementos inéditos compõem a escultura, como mensagens em seus pés destacando o respeito à população neurodivergente.

A paleta de cores do Galo faz referência ao frevo e a outras manifestações carnavalescas tradicionais. Tons de branco, verde, amarelo, azul e vermelho remetem às sombrinhas de frevo, aos brinquedos da La Ursa e às golas do Maracatu Rural. Além disso, a homenagem ao meio ambiente fica evidente nos Jardins Históricos do Recife, inspirados na obra de Burle Marx, e na valorização dos catadores de materiais recicláveis.

O prefeito João Campos destacou a grandiosidade do momento e a importância do evento para a cidade. "A subida do Galo virou uma tradição que atrai multidões todos os anos, celebrando a cultura popular do verdadeiro carnaval de rua. O Recife está pronto para receber todos os foliões e turistas", afirmou em entrevista à TV Jornal.

Apresentações 

Logo após a instalação do Galo, apresentações culturais animaram o público. O Bloco das Ilusões trouxe a nostalgia do lirismo carnavalesco, seguido pela Tribo de Caboclinhos Tupi, que reverenciou a ancestralidade ameríndia. A festa ainda contou com os Clarins de Momo, a Orquestra Veneza Brasileira e a Companhia Luden de Dança, garantindo muito frevo no pé.

Inclusão Social

Entre as novidades deste ano, o Galo da Madrugada cresceu e reforçou o compromisso com a inclusão social. O "Galo Cidadão Ecológico" foi confeccionado inteiramente com materiais recicláveis e incorporou símbolos da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), como um colar de quebra-cabeças e asas azuis.

Além disso, a base do Galo recebeu um jardim cenográfico feito com cerca de 100 flores criadas a partir de materiais reaproveitados.

O aguardado desfile do Galo da Madrugada acontece no sábado (1º/03), com concentração às 7h e saída às 9h, em frente ao Forte das Cinco Pontas. O trajeto contará com 30 trios elétricos e apresentações de artistas pernambucanos e nacionais, além das tradicionais orquestras de frevo e bonecos gigantes.

Já a abertura oficial do Carnaval do Recife acontece nesta quinta-feira (27), no Marco Zero, dando início a mais de dez dias de festa. Com o tema “Carnaval do Recife. É gente”, a programação reunirá 98% de atrações locais e nomes como Ney Matogrosso, Gloria Groove, Alceu Valença, Criolo, BaianaSystem e João Gomes, espalhados por mais de 50 polos de folia.

Tags

Autor