Papa Francisco agradece as orações "Eu os acompanho daqui"; confira seu estado de saúde

Após 22 dias de hospitalização, o estado de saúde do papa permaneceu "estável" nesta sexta-feira, sem novas crises respiratórias desde segunda-feira

Publicado em 07/03/2025 às 7:40
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A sala de imprensa do Vaticano divulgou nesta sexta-feira (7) uma atualização sobre o estado de saúde do Papa Francisco, que está internado há mais de três semanas no Hospital Agostino Gemelli, em Roma.

O pontífice passou por mais uma "noite tranquila", acordando pouco depois das 8h. A Santa Sé informou que um novo boletim médico será divulgado neste sábado (8).

No último comunicado, o Vaticano indicou que o estado clínico do papa se manteve estável em relação aos dias anteriores, sem novos episódios de insuficiência respiratória. Além disso, Francisco continuou a fisioterapia respiratória e motora, e os parâmetros hemodinâmicos e exames de sangue também permaneceram estáveis. Não foi detectada febre.

Internação do Papa

Internado desde o dia 14 de fevereiro devido a uma pneumonia bilateral, o papa Francisco recebeu na quinta-feira (6) a visita de seus médicos, que destacaram a estabilidade de seu quadro clínico, embora o prognóstico continue reservado.

A Santa Sé anunciou, ainda, mudanças na frequência da divulgação dos boletins médicos, que agora ocorrerão uma vez por dia, aos sábados, devido à estabilidade do estado de saúde do pontífice.

Na mesma quinta-feira, o papa enviou sua primeira mensagem em áudio aos fiéis em vigília na Praça de São Pedro. Agradecendo pelas orações, o pontífice, com voz cansada, expressou sua gratidão: "Eu os acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado". A mensagem foi recebida com aplausos pelos presentes.

Histórico de Saúde do Papa Francisco 

Com 88 anos, o papa Francisco tem enfrentado sérios problemas de saúde, incluindo cirurgias no cólon e dificuldades para caminhar. Seu quadro atual, uma bronquite que evoluiu para pneumonia, gerou preocupações em torno de sua capacidade de continuar desempenhando suas funções.

Desde o início de sua hospitalização, o papa não fez aparições públicas e não foram divulgadas imagens suas. Embora o estado de saúde do pontífice seja considerado estável, o prognóstico ainda permanece reservado. 

Tags

Autor