Obras da Ponte Júlia Santiago avançam e chegam a 50% de conclusão

Com 335 metros de comprimento, a maior ponte construída na capital pernambucana nos últimos 40 anos vai ligar os bairros de Areias e Imbiribeira

Publicado em 20/03/2025 às 12:11
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As obras da Ponte Júlia Santiago, maior ponte construída no Recife nos últimos 40 anos, alcançaram 50% de conclusão.

A estrutura, que vai conectar os bairros de Areias e Imbiribeira, cruzando o Rio Tejipió, promete transformar a mobilidade urbana na região, facilitando o fluxo entre as avenidas Recife e Mascarenhas de Moraes.

Com 335 metros de comprimento, a ponte integra um projeto de 2,3 quilômetros, que também inclui o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza.

O projeto, que está sendo conduzido pela Prefeitura do Recife por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), representa um investimento total de R$ 91 milhões, sendo financiado pela Caixa/FGTS, com uma contrapartida municipal de 25%.

A conclusão da obra está prevista para 2026, e, além da ponte, o projeto prevê melhorias significativas na infraestrutura local, incluindo a construção de ciclofaixa, novas calçadas, e a instalação de novos abrigos de ônibus.

O prefeito João Campos destacou a importância da obra para a cidade: “Estamos acompanhando de perto o andamento da ponte Júlia Santiago, uma obra que vai beneficiar toda a população da região, proporcionando mais conectividade e melhorando a qualidade de vida dos recifenses."

A ponte será a maior da capital pernambucana nos últimos quatro decênios, com 20,4 metros de largura, dividida em quatro faixas de rolamento, duas de passeio e uma ciclofaixa. A

s avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza também serão alargadas, com 908 metros e 1.060 metros de extensão, respectivamente, além de receberem melhorias no paisagismo e urbanização.

De acordo com os estudos, a nova ponte proporcionará uma redução de 40% no tempo de deslocamento entre a região. Um exemplo disso é a viagem entre a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e o Conjunto Residencial Ignez Andreazza, que terá uma redução de até 42% na distância percorrida.

“Essa obra é fundamental para diminuir o tempo de deslocamento entre dois bairros muito movimentados. Atualmente, o percurso leva 40 minutos, mas com a ponte, o tempo de viagem será reduzido significativamente. Esperamos concluir tudo até 2026,” afirmou o vice-prefeito Victor Marques.

Joel Soares, trabalhador da obra, compartilhou sua experiência ao participar de um projeto de grande impacto para a cidade: “Estou muito contente com minha participação. Já trabalhei no novo Parque das Graças e agora tenho a oportunidade de colaborar com a construção da ponte, que vai melhorar muito a vida dos recifenses."

Além da Ponte Júlia Santiago, o projeto de melhorias na mobilidade da região inclui a finalização do binário na Avenida Jean Émile Favre, que também irá melhorar a ligação entre as avenidas Recife e Marechal Mascarenhas de Moraes.

A ponte homenageia Júlia Santiago, primeira vereadora do Recife, eleita em 1947. Nascida em São Lourenço da Mata, ela foi uma importante ativista na defesa dos direitos dos trabalhadores e lutou pela democracia durante a Ditadura Militar.

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