Compaz Ariano Suassuna comemora oito anos nesta quinta-feira (27) com programação cultural e serviços gratuitos

Programação inclui homenagens a Ariano Suassuna, atividades culturais, vacinação, testagem de ISTs, auriculoterapia e feira criativa

Publicado em 26/03/2025 às 14:12
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cidadania e Cultura de Paz, promove, nesta quinta-feira (27), uma programação especial para celebrar os oito anos do Compaz Ariano Suassuna, localizado no bairro do Cordeiro.

O evento, que acontece das 9h às 21h, contará com atividades culturais, palestras, feira de artesanato e serviços gratuitos de saúde e bem-estar para a população.

Um dos destaques da programação é a exposição coletiva "Coração Nordestino", que homenageia o escritor Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. A mostra tem curadoria da artista plástica Ana Veloso e reúne obras de seis artistas: Ana Gonçalves, Abraão Figueiredo, Alex Mont’Elberto, Consuelo Figueiroa, Kataryna Just e Sérgio Lemos.

A inauguração será às 17h30, na Galeria Pedra do Reino, com a presença de João Suassuna, neto do escritor. A exposição ficará aberta ao público até 30 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h às 17h.

Serviços de saúde e bem-estar

Além das atrações culturais, o evento oferecerá diversos serviços gratuitos à população. Entre eles, a implantação do Implanon, um método anticoncepcional de longa duração, com distribuição de 30 fichas para jovens até 19 anos, que devem estar acompanhadas por um responsável.

A população também poderá se vacinar contra HPV, Hepatite, Tríplice Viral e Covid-19, além de realizar testes e aconselhamento sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Outra opção é a auriculoterapia, técnica terapêutica baseada na estimulação de pontos específicos da orelha para tratar questões físicas, mentais e emocionais.

Palestras, feira de artesanato e apresentações culturais

A programação inclui ainda um ciclo de palestras, que começa às 9h30, abordando temas como saúde da mulher idosa e gravidez na adolescência.

No campo da economia criativa, a partir do meio-dia, o público poderá visitar a Feira de Artesanato, que contará com 35 barracas, incluindo trabalhos de artistas do ateliê do próprio Compaz. O coletivo Ala Prima – Grupo Raiz promoverá uma experiência de pintura ao ar livre, reunindo artistas plásticos para criar em um espaço público.

Para encerrar as festividades, às 15h, acontecem apresentações das turmas de balé e dança do ventre do Compaz Ariano Suassuna.

Tags

Autor