Beneficiários do CadÚnico podem receber a nova parabólica digital gratuitamente

A nova parabólica digital é bem menor, sem furos, e foi desenvolvida para garantir melhor desempenho na recepção do sinal de TV via satélite

Publicado em 27/03/2025 às 13:53
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O sinal de TV via parabólica tradicional está sendo desligado em todo o Brasil, impactando milhões de telespectadores que ainda utilizam esse sistema. Canais de grande audiência já interromperam ou estão prestes a encerrar suas transmissões, tornando essencial a migração para a nova parabólica digital.

Para garantir que as famílias de menor renda não fiquem sem acesso à programação aberta via satélite, o governo federal, por meio da Anatel e da entidade Siga Antenado, está distribuindo gratuitamente kits com a nova antena digital, que inclui instalação sem custo.

A troca para a parabólica digital traz diversas vantagens, como imagem em alta definição (Full HD), som mais nítido e maior estabilidade do sinal, eliminando falhas na transmissão. Além disso, os usuários terão acesso a uma grade ampliada de programação, podendo sintonizar mais de 140 canais regionais e nacionais.

"A troca para a parabólica digital melhora a experiência do telespectador, ampliando a oferta de canais e trazendo um som e imagem mais nítidos. Estamos garantindo que as famílias de menor renda possam fazer essa adaptação sem custo", destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Além dos benefícios para os telespectadores, a mudança também é necessária para o avanço da infraestrutura no país. O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, explica que o desligamento da parabólica tradicional libera a faixa de frequência necessária para a implantação do 5G no Brasil sem interferências.

Quem pode solicitar a nova parabólica digital gratuitamente?

O kit gratuito está disponível para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que ainda utilizam a parabólica tradicional – aquela grande e cheia de furinhos. O prazo para solicitar a troca sem custos termina no dia 30 de junho, às 20h (horário de Brasília).

Os interessados podem agendar a instalação pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404.

"O desligamento da parabólica tradicional já está acontecendo e, em breve, todas elas deixarão de funcionar. Quem ainda não trocou o equipamento precisa agir o quanto antes para não perder o sinal", alerta Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado.


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Tags

Autor