Simulado de emergência no Recife treina moradores para evacuação e atendimento a múltiplas vítimas
Com a participação de diversas entidades, o exercício prepara a população e equipes para o enfrentamento de emergências durante a quadra chuvosa

Clique aqui e escute a matéria
A Prefeitura do Recife realizou uma simulação de atendimento à ocorrência com múltiplas vítimas na manhã desta sexta-feira (28). O objetivo da ação, que ocorreu na UR-10/Cohab, é preparar a população e aprimorar os protocolos de resposta a emergências. O exercício teve como foco a evacuação de áreas de risco em caso de eventos climáticos graves e a melhoria da eficiência no atendimento durante ocorrências reais.
Durante o evento simulado, moradores da localidade foram alertados por SMS e apitos, sendo orientados a sair de suas casas e se dirigir ao Ponto de Encontro e Acolhimento, localizado na Igreja de Cristo Pentecostal Internacional, na Avenida Expedicionário Francisco Vitoriano, onde foram recepcionados pelas equipes da Defesa Civil.





No treinamento, as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) simularam o atendimento a cinco vítimas, com o uso de duas ambulâncias e duas motolâncias. As vítimas foram identificadas por lonas de cores diferentes, de acordo com a gravidade de cada caso. Uma das ações incluiu a retirada de uma pessoa acamada de sua residência. Pela primeira vez, também foi utilizado um drone para alertar a população sobre a emergência.
De acordo com a gerente-geral de Atenção Social da Defesa Civil do Recife, Giselle Vieira, a atividade faz parte da preparação para a quadra chuvosa, que começa no dia 15 de abril. "É fundamental que os moradores saibam como se comportar nas situações de emergência e que as equipes do poder público estejam bem preparadas", afirmou Giselle.
A coordenação do simulado ficou a cargo da Secretaria de Ordem Pública e Segurança (Seops), por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil e do Centro de Operações do Recife (COP), e contou com a participação de diversos órgãos que compõem o Sistema de Proteção e Defesa Civil.
O evento também marcou o encerramento dos trabalhos realizados na área pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), uma ação educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. O NUPDEC tem como objetivo fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população, estreitando a relação entre a Defesa Civil e as comunidades locais por meio da capacitação das lideranças.
Este ano, o Recife realizará seis simulados em diferentes regiões da cidade, como parte do esforço de capacitação e conscientização da população sobre riscos e medidas de segurança.