Cemitério dos Ingleses é alvo de furtos, e criminosos levaram até as cruzes dos jazigos
Diversos vândalos estão invadindo o local histórico e furtando objetos e aparelhos do local. No último sábado, os reflerores também foram levados

Clique aqui e escute a matéria
No último sábado (29), vândalos invadiram o Cemitério dos Ingleses, na avenida Cruz Cabugá, no bairro de Sabto amaro, e arrancaram refletores que estavam presos a uma haste de ferro chumbada na parede.
O local, que é uma construção histórica com mais de 200 anos, se tornou alvo de ações criminosas, com furtos de peças, fios, estruturas de ferro e até cruzes colocadas nos jazigos dos falecidos.
De acordo com Marcos, zelador do cemitério, o produto roubado foi entregue a outra pessoa, que já aguardava do lado de fora. "Levaram umas 40 cruzes de ferro fundido, quebraram uma cerca do tempo dos holandeses e levaram a metade", afirmou.
As cercas do muro também já foram roubadas e os criminosos chegaram a arrombar a sala de ferramentas do zelador, mas não conseguiram levar nada pois Marcos havia guardado em outro local.
"Eu fico aqui assustado durante o dia", afirmou Marcos. Além disso, o zelador também informaou que o número de velórios caiu drasticamente após a onda de furtos.
O cemitério do ingleses é administrado pela Diocese anglicana do Recife tombado pela Fundarpe.
A Polícia Militar, em nota, afirmou que diante das denúncias, as rondas no entorno do cemitério serão reforçadas.
Confira nota na íntegra
A Polícia Militar informa, através do 16º BPM, que o policiamento no bairro da Santo Amaro, é realizado, diuturnamente, pelo motopatrulhamento, guarnições táticas, guarnições da Operação Transporte Seguro e o GATI, atuando em toda área, além de operações planejadas de combate ao CVP/MVI como a Operação Impacto Cerne e Impacto de Transporte Seguro, que executam rondas com abordagens.
A comandante da unidade ressalta a importância de serem prestadas informações de ocorrências nas delegacias e através do 190, com intuito de direcionar o planejamento para a intensificação do planejamento no local, a fim de inibir ou reprimir novas práticas delitivas.
Mediante a manifestação, serão reforçadas as rondas no referido local, a fim de coibir as ações criminosas. Para mais informações sobre a manutenção interna do local, procurar a administração do Cemitério.