Projetos esportivos da sociedade civil poderão se inscrever em capacitação; saiba como
Com foco na democratização da Lei de Incentivo ao Esporte, projeto reabre inscrições para apoiar OSCs das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Clique aqui e escute a matéria
Após receber 406 submissões na primeira fase, a Rede Capacitação e Transformação (CT) anunciou a reabertura das inscrições para sua segunda turma de capacitação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com projetos esportivos.
A iniciativa, que busca democratizar o acesso à Lei Federal de Incentivo ao Esporte, seguirá recebendo candidaturas até o dia 15 de abril pelo site capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct.
A decisão de ampliar a seleção foi motivada pela alta demanda e pelo compromisso da Rede CT em apoiar mais instituições. “Ampliar as formações do CT significa para a gente contribuir com a mudança de perspectivas de vida de pessoas em sua maioria em vulnerabilidade social; democratizar e descentralizar o acesso às leis de incentivo e, com isso, contribuir também com o desenvolvimento de territórios ainda à margem das políticas públicas de desenvolvimento social”, explica Gigi Favacho, gerente de projetos da Rede CT.
Alta adesão na primeira fase
Na primeira etapa, realizada entre 13 e 28 de março, a Rede CT recebeu inscrições de 19 estados e do Distrito Federal. O Nordeste foi a região com maior participação, totalizando 182 inscrições (44,8%), seguido pelo Norte (29,3%) e Centro-Oeste (25,9%).
Um dado relevante é que 70% das OSCs inscritas nunca trabalharam com leis de incentivo e 52% não possuem recursos suficientes para cobrir seus custos fixos. Apesar dessas dificuldades, 39% das organizações já foram premiadas ou receberam menções honrosas por seu trabalho. No total, as OSCs que se candidataram atendem mais de 1,1 milhão de pessoas e contam com 9 mil profissionais, entre contratados e voluntários.
Critérios de participação
Podem concorrer ao edital organizações da sociedade civil que tenham sede nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste e desenvolvam projetos esportivos. São oferecidas duas vagas por organização, e pelo menos um dos representantes deve estar matriculado em uma instituição de ensino autorizada pelo poder público.
O edital completo pode ser acessado no site capacitacaoetransformacao.org.
Sobre o Projeto CT
A Rede Capacitação e Transformação é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua e da Rede Igapó, com patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para acessar recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, ajudando projetos que usam o esporte como ferramenta de transformação social.
Em 2024, o projeto ofereceu mentoria gratuita a 322 instituições, apoiando 577 agentes sociais esportivos e beneficiando 176 mil pessoas diretamente. Para 2025, a meta é ampliar ainda mais esse impacto, fortalecendo novas OSCs e promovendo a inclusão esportiva em comunidades vulneráveis.
#im #ll #ss #jornaldocommercio" />