Governo de Pernambuco convoca 445 aprovados no concurso da Polícia Civil para Curso de Formação Profissional

Matrícula deverá ser feita nos dias 15 e 16 de abril; Pernambuco terá 7 mil novos profissionais atuando nas forças de segurança do Estado até 2026

Publicado em 04/04/2025 às 14:32
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O Governo de Pernambuco autorizou a convocação de 445 aprovados no concurso da Polícia Civil para o Curso de Formação Profissional, última etapa antes da nomeação para os cargos de delegado, agente e escrivão.

A lista dos convocados está disponível no site da banca organizadora do certame, a Cebraspe (www.cebraspe.org.br). As matrículas devem ser feitas entre os dias 15 e 16 de abril, a partir da 0h do primeiro dia até 23h59 do último, no horário local.

Segundo o edital, serão formados 45 delegados, 250 agentes e 150 escrivães, que irão reforçar o efetivo da segurança pública do Estado após a conclusão do curso. O Curso de Formação Profissional terá carga horária de 900 horas-aula, com duração de seis meses, em tempo integral e de forma presencial.

A governadora Raquel Lyra celebrou o avanço na formação de novos policiais. "Parabenizo, com enorme alegria, os aprovados no concurso da Polícia Civil. Tenho certeza de que esses homens e mulheres que decidiram abraçar a carreira policial, assim que concluírem o Curso de Formação Profissional, estarão mais do que preparados para proteger a população pernambucana e contribuir para colocar Pernambuco no patamar de segurança que tanto almejamos. Até 2026, teremos mais de 7 mil novos profissionais atuando nas forças de segurança do Estado, incluindo a Polícia Militar, Polícia Científica, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros", destacou.

Matrícula

O tutorial para a matrícula está disponível no site: https://ead.acadepol.pc.pe.gov.br/mod/page/view.php?id=3363. Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Secretaria de Defesa Social por e-mail (cursodeformacaopcpe2025@cere.sds.pe.gov.br) ou telefone ((81) 3183.5341).

Para o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, essa etapa marca mais um avanço no fortalecimento da segurança pública no Estado.
"Esta é mais uma etapa do tão esperado concurso para a Polícia Civil. Chegou a hora de preparar os aprovados para estarem nas ruas o mais breve possível. Aproveito para reforçar que o aumento do efetivo é mais um importante passo para a reestruturação das forças de segurança do Estado, fortalecendo, ainda mais, o trabalho do Juntos pela Segurança", afirmou.

Essa convocação se soma a outras ações do Governo de Pernambuco no setor. No fim de 2024, foi iniciada a primeira turma do Curso de Formação e Habilitação de Praças da Polícia Militar, com 2.400 alunos. O Curso de Formação do Corpo de Bombeiros também começou com 335 alunos no mesmo ano.

Programa Juntos pela Segurança

As ações integram o programa Juntos pela Segurança, política pública lançada pelo governo estadual com investimento garantido de mais de R$ 1 bilhão.

O programa prevê a instalação de cerca de 2 mil câmeras de videomonitoramento, renovação da frota policial, melhoria da infraestrutura, aquisição de materiais e valorização dos profissionais que atuam na segurança pública de Pernambuco.

Tags

Autor