Árvore cai, fere mulher, derruba postes e destrói quiosques em frente à UFRPE, no Recife
Árvore estaria oca por dentro e sob risco de desabamento. Situação já tinha sido alertada. A mulher teve ferimentos leves e estava na parada de ônibus

Clique aqui e escute a matéria
Com informações da repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal
A queda de uma árvore deixou uma mulher ferida e provocou prejuízos materiais a diversas pessoas na manhã deste domingo (06/4), em Dois Irmãos, na Zona Oeste do Recife. A árvore, que estaria oca por dentro, derrubou três quiosques, quatro postes de iluminação pública e atingiu um carro que estava estacionado na rua Manuel de Medeiros, em frente ao Departamento de Ciências do Consumo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
A mulher teve ferimentos leves. Segundo testemunhas, ela estaria na parada de ônibus, quando a árvore desabou, um pouco depois das 8h. A ventania na manhã de domingo teria forçado a queda, mas, segundo os barraqueiros, a árvore já estava dando sinais do comprometimento do tronco. E tanto a UFRPE e a Prefeitura do Recife teriam sido informados.
À TV Jornal, testemunhas comentaram que, por sorte, a queda aconteceu num domingo. Porque se fosse em um dia útil, o estrago seria ainda maior, inclusive com mais pessoas feridas. Quem teve prejuízos materiais estava revoltado.
Em entrevista à imprensa, George Sales Monteiro, dono do quiosque mais atingido, disse não saber como vai retomar o trabalho. Ele trabalha no local há quatro anos servindo almoço e lanches para alunos e servidores da UFRPE.
A árvore ficava atrás da barraca dele. "Acho que meu prejuízo será na faixa de uns R$ 15 mil. Perdi dois freezers, um micro-ondas, um forno elétrico, além de toda a estrutura física, que está destruída. Não faço ideia de quando vou poder voltar a trabalhar e como vou reconstruir tudo", afirmou.
Após o desabamento, o local foi isolado por diversos órgãos públicos e pela Neoenergia. A árvore estava sendo retirada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e a Neoenergia estava fazendo a substituição dos postes.


Por nota, a UFRPE disse que deu suporte às vítimas, mas que a queda da árvore aconteceu em via pública e, não, na área da universidade.
“A Reitoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco informa que, ao tomar conhecimento sobre a queda da árvore na Rua Dom Manoel de Medeiros, imediatamente acionou as equipes dos Bombeiros, da CTTU, da Neoenergia e da Emlurb, autoridades competentes para resolver a questão. As equipes chegaram ao local tão logo foram acionadas para tomar todas as providências necessárias.
A UFRPE destaca que o acidente com a árvore se deu em via pública e não dentro da área do campus, cabendo à Instituição convocar os responsáveis e fazer os acompanhamentos necessários”.
Já a Emlurb, afirmou apenas que estava providenciando a retirada da árvore, sem fazer referência à responsabilidade pelo prejuízo das pessoas.