Missa dos Santos Óleos reúne mais de 300 religiosos no Sítio Histórico de Olinda

Fiéis e representantes do clero participaram da celebração que lembra a missão dos padres e marca o início das solenidades pascais

Publicado em 17/04/2025 às 14:24
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A tradicional Missa dos Santos Óleos marcou a manhã desta quinta-feira (17) na Catedral da Sé, em Olinda. A cerimônia, uma das mais importantes da Semana Santa, reuniu cerca de 300 sacerdotes e diáconos de mais de 150 igrejas ligadas à Arquidiocese de Olinda e Recife.

A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Paulo Jackson e marcou o início do Tríduo Pascal, período que relembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Durante a missa, Dom Paulo abençoou e consagrou os óleos que serão utilizados nos principais sacramentos da Igreja Católica ao longo do ano. Foram preparados 120 litros de óleo, produzidos com azeite de oliva e perfumes, que serão usados nas celebrações de batismo, crisma, unção dos enfermos e também para a renovação dos votos sacerdotais.

A Catedral da Sé ficou completamente lotada com fiéis e membros do clero, que participaram de um dos momentos mais simbólicos da Semana Santa. A Missa dos Santos Óleos reforça a união da comunidade eclesiástica e destaca a missão dos padres e diáconos na condução espiritual das suas paróquias.

Além da bênção dos óleos, a Quinta-feira Santa também é marcada pela cerimônia do Lava-Pés, que relembra o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos apóstolos durante a Última Ceia.

Tags

Autor