Golpista se passa por médico e pede dinheiro a parentes de pacientes por mensagens

O homem, que atigia pacientes da rede pública, afirmava que as famílias precisavam enviar dinheiro para que o tratamento ocorresse mais rápido

Publicado em 23/04/2025 às 20:20
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Um homem, que se passava por médico, tentou aplicar um golpe em um parente de um dos pacientes do Hospital da Restauração (HR).

O golpista alegava que era necessário que a família realizasse pagamentos para que o tratamento fosse "agilizado", afirmando que somente assim conseguiria "salvar a vida do paciente". 

De acordo com Adriana Bezerra, diretora geral de assistência à saúde, a Secretaria de Saúde foi notificada sobre essa tentativa de golpe, por isso ela reforça a gratuidade dos serviços do Sus.

"O sus é o sistema único de saúde e as unidades estaduais são públicas, com seviços gratuitos. Todo serviço que for cobrado dentro de uma unidade hospitalar do sus se trata de golpe"

Adriana também apontou que os golpes dessa natureza são bastante comuns, pois os criminosos tomam proveito do momento de fragilidade dos familiares e pacientes.

Os golpes devem ser denunciados na ouvidoria da secretaria estadual de saúde ou gestão da unidade, além de boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

A diretora também reforça que profissionais e servidores públicos que cobrem algum valor para atendimento nas unidades estão agindo na ilegalidade.

"Na medida que isso acontecer, imediatamente, deve ser denunciado à gestão do hospital ou ouvidoria do estado"

O telefone da ouvidoria do estado 136 e o site é ouvidoria@saude.pe.gov.br. é importante detalhar o ocorrido na denúncia.

Ainda não existem investigações em aberto quanto as fraudes e tentativas de golpe.

Tags

Autor