Festa da Pitomba 2025: João Gomes abre os festejos com muito forró e piseiro

O cantor pernambucano colocou todo mundo pra dançar na primeira noite. A festa da Pitomba, em Jaboatão dos Guararapes, segue até segunda-feira (28).

Publicado em 25/04/2025 às 15:14 | Atualizado em 25/04/2025 às 15:16
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O evento mais aguardado do público de Jaboatão dos Guararapes teve início na noite desta quinta-feira (24), no Parque Nacional Histórico dos Guararapes, no bairro de Prazeres. A Festa da Pitomba 2025 tem duração de cinco dias e conta com uma extensa grade de programação cultural com atrações locais e nacionais que se apresentam em dois palcos - o principal e o housemix.

O cantor e compositor pernambucano João Gomes foi a grande atração da primeira noite de festa. Ele se apresentou no palco montado no Monte dos Guararapes e o público dançou bastante ao som do piseiro e  forró.

Marcando presença no palco e no meio do povo, o prefeito Mano Medeiros, que estava acompanhado da primeira-dama Andrea Medeiros, destacou a tradição de 368 anos de uma festa que honra a história pernambucana e leva entretenimento, cultura e fortalece economicamente o município.

“A festa representa a cultura popular, a injeção de renda na cadeia produtiva de trabalho, com centenas de empregos garantidos, sejam músicos, técnicos, cozinheiras e cozinheiros, comerciantes, seguranças e muitos outros profissionais”, disse o prefeito.

Chico Bezerra/PMJG

Nesta sexta-feira a festa continua! Sobe ao palco os artistas Durval Lélys, Clara Sobral, Marcelo Pernambucano, Os moreninhos part. Rossi, Monike Cravalho e Sambagagem. - Chico Bezerra/PMJG

A primeira-dama Andrea Medeiros ressaltou o caráter religioso da festa, que acontece desde o dia 20 de abril, mas também destacou a importância dos shows para os aspectos culturais e econômicos.

“Temos uma história muito rica, que traz muita fé e crença, assim como temos uma riqueza cultural que é um patrimônio da nossa gente. No coração do Jaboatão, tem espaço para todas as manifestações, as religiosas e as artísticas e culturais”, contou.

Na primeira noite de apresentações musicais, o público também se animou ao som de Jeanny Cris, Mirela Santos, Fabinha Nunes, Telma Santiago, Léo Hall, Rucca, Renan Juarez, Cavalo Selvagem, Sanfona do Povo e Forró Quentinho. 

Nesta sexta-feira, sobem ao palco no Monte dos Guararapes os artistas: Durval Lélys, Clara Sobral, Marcelo Pernambucano, Os moreninhos part. Rossi, Monike Cravalho e Sambagagem.

Festa que gera renda 

Dos cerca de R$ 8,6 milhões que devem ser movimentados durante a Festa da Pitomba 2025, mais da metade — mais de R$ 4 milhões — vem da força dos negócios locais. Bares, barracas, parques de diversão e comerciantes informais que se instalam no local garantem a movimentação econômica e ajudam a aquecer a renda da região.

A expectativa é que mais de 170 mil pessoas passem pelo evento ao longo dos cinco dias, impulsionando a economia de Jaboatão dos Guararapes e gerando diversas oportunidades de emprego e renda para a população.

A comerciante Maria de Fátima Soares agradeceu a oportunidade dada pela Prefeitura para gerar uma renda extra durante esse período de festa.

“Precisamos agradecer por mais esse ano em que temos a oportunidade de participar dessa festa que ajuda muito as nossas famílias até o final do ano. Nosso ano se transforma depois que a gente trabalha aqui”, ressaltou.

Polo Alternativo

Divulgação/Saga HC

Grupo musical da cidade do Jaboatão dos Guararapes e que possui influências que variam do Hardcore, Punk ao Metal. - Divulgação/Saga HC

Pelo segundo ano consecutivo, a Festa da Pitomba traz o polo alternativo. Com um palco montado na praça do viaduto Geraldo Melo (PECOM), a partir desta sexta-feira (25), o público acompanha as apresentações de diversos artistas como Junior Kannibal, Elvis Root e The House 72

Os shows do sábado (26) ficarão por conta de Amocme, Manfarro e Sanity Destroyed. O encerramento acontecerá no domingo (27), e terá as apresentações das bandas Erupção do Rap, Matança e Saga HC.

“Mais uma vez, o espaço será usado como uma vitrine para os artistas da nossa cidade, visando promover a cultura e valorizando a nossa comunidade artística. Estamos comprometidos em proporcionar oportunidades para que os talentos do nosso município sejam reconhecidos e brilhem em sua trajetória”, destacou o prefeito Mano Medeiros.

Tags

Autor