Exposição "Lá Vêm Elas" destaca protagonismo de artistas com deficiência no Museu do Homem do Nordeste

Mostra gratuita reúne performances, vídeos e ilustrações de mulheres de regiões do Brasil e promove debate sobre arte, inclusão e anticapacitismo

Publicado em 03/05/2025 às 19:15
Google News

Clique aqui e escute a matéria

De 4 de maio a 1º de junho, o Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, recebe a exposição “Lá Vêm Elas”, primeira mostra no Recife dedicada exclusivamente à produção artística de mulheres com deficiência.

A exposição ocupa a Galeria Waldemar Valente, com entrada gratuita, e traz um panorama potente e diverso da arte produzida por oito artistas de diferentes estados brasileiros.

Idealizada pelos estúdios Festum e Folguedo, do Rio de Janeiro, a mostra integra o Circuito Funarte de Artes Visuais Marcantonio Vilaça 2023 e apresenta nove vídeos com performances e depoimentos, além de painéis ilustrados e textos que exploram linguagens como dança, poesia, artes plásticas, música, contação de histórias, teatro, slam, animação e audiodescrição como recurso cênico.

Participam da exposição as artistas Amanda Lyra (SP), Ana do Vale (PB), Carolina Teixeira (RN), Daisy Souza (BA), Kilma Coutinho (PE), Moira Braga (RJ), Mona Rikumbi (SP) e Rayssa Tiger (PA). Com curadoria de Lucília Machado (UFF Acessível) e da equipe da Folguedo, “Lá Vêm Elas” aposta na interseccionalidade como eixo central, celebrando a arte como forma de resistência, expressão e luta por acessibilidade, visibilidade e inclusão.

“Às vezes, em reuniões, quando eu ia defender um ponto de vista ou uma demanda, ouvia: ‘lá vem ela...’. Essa frase, dita com certo incômodo, acabou virando símbolo de insistência, de luta e de afirmação. É assim que seguimos: criando, resistindo e reivindicando nossos direitos”, afirma Lucília Machado, jornalista, ativista, pessoa com deficiência e presidenta da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da UFF.

A exposição também propõe uma reflexão anticapacitista, ao revelar, por meio das obras, as múltiplas camadas de exclusão social vividas por mulheres com deficiência. “É a arte como ferramenta de empoderamento e expressão, uma arte que transgride e questiona”, pontua Claudia Alencar, integrante da curadoria.

Todos os conteúdos são acessíveis, com audiodescrição, Libras, legendas, textos em braille e uma equipe de mediação capacitada para acolher visitantes com diferentes tipos de deficiência.

Sessões de cinema completam a programação
Como parte da programação, a exposição promove uma parceria com o Cinema do Museu, com sessões semanais de filmes realizados por, com ou sobre mulheres com deficiência, durante todo o período da mostra. As sessões também têm entrada gratuita.

Exposição “Lá Vêm Elas”

  • Abertura: Domingo, 4 de maio, às 16h
  • Período: De 4 de maio a 1º de junho de 2025
  • Local: Galeria Waldemar Valente – Museu do Homem do Nordeste (Fundaj – Casa Forte – Av. 17 de Agosto, 2187, Recife)
  • Visitação: Terça a sexta - 8h30 às 17h); Sábados, domingos e feriados - 13h às 17h
  • Entrada gratuita
  • Acessibilidade: Audiodescrição, Libras, legendas, braille e mediação inclusiva
  • Mais informações: @folguedo

Tags

Autor