Maio Amarelo: Secretaria de Saúde de Pernambuco e órgãos de trânsito realizam ações educativas

Pernambuco, em 2024, registrou 45.304 notificações compulsórias de vítimas de sinistros de trânsito registrados em 17 hospitais sentinelas

Publicado em 09/05/2025 às 9:24
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) vai realizar na próxima terça-feira (13), o II Fórum de discussão sobre vítimas de acidentes de trânsito. O encontro vai acontecer em alusão ao mês de conscientização para redução dos sinistros de trânsito em todo o mundo, o Maio Amarelo.

Durante o evento, que será realizado na sede da Secretaria, no bairro do Bongi, das 8h às 13h, serão apresentados os atuais indicadores da saúde, as ações realizadas pelo Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (CEPAM) e pela Operação Lei Seca (OLS), bem como as estratégias desenvolvidas por órgãos de trânsito que promovem a prevenção de acidentes.

"O mês do Maio Amarelo é um mês significativo para a alusão da prevenção de vítimas de acidentes de sinistros terrestres, e é o momento onde a Secretaria de Saúde está investindo principalmente na promoção, prevenção e educação em saúde voltada para evitar essas vítimas. Diariamente realizamos ações e vamos estar engajados em todos os movimentos do Estado para levar o maior número possível de pessoas a essa informação e salvar vidas", disse a coordenadora do CEPAM, Jackeline Diniz

Números em Pernambuco

Os sinistros de trânsito são responsáveis, diariamente, por danos e impactos significativos, sejam eles econômicos ou humanos, em toda a sociedade. Todos os anos, milhões de pessoas são feridas ou mortas em sinistros no mundo.

Dados do anuário da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que cerca de 6.160 pessoas foram vítimas fatais de sinistros no Brasil em 2024. Já segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o país é o quarto com mais mortes no trânsito na América do Sul.

Em Pernambuco, também no ano de 2024, o Estado apresentou 45.304 notificações compulsórias de vítimas de sinistros de trânsito registrados em 17 hospitais sentinelas.

Desses casos, 16,5%, foram relacionados à motocicleta como meio de locomoção no momento do acidente e 57,2% tiveram alta hospitalar na avaliação até 72 horas de internação. Quanto à natureza da lesão, 30,9% tiveram fraturas e 28,8% queimaduras, amputação traumática, lesão de órgãos internos, entre outros.

Saiba como acessar nossos canais do WhatsApp


#im #ll #ss #jornaldocommercio" />

Tags

Autor