Mutirão da Alepe realiza exames gratuitos para diagnóstico do glaucoma
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, o órgão vai disponibilizar 300 atendimentos gratuitos para a população; veja detalhes

Clique aqui e escute a matéria
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inicia na próxima segunda-feira (12) o agendamento de exames gratuitos para diagnóstico e tratamento do glaucoma.
A ação faz parte de um mutirão promovido pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, em parceria com a Fundação Altino Ventura, em alusão ao Maio Verde, mês de conscientização sobre a saúde ocular. Os atendimentos vão até a sexta-feira (16).
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, celebrado em 26 de maio, a Alepe, em parceria com a Fundação Altino Ventura, vai disponibilizar 300 atendimentos gratuitos para a população.
A iniciativa busca ampliar o acesso a exames oftalmológicos e conscientizar sobre os riscos da doença que é uma das principais causas de cegueira no mundo.
Alepe oferece exames gratuitos para detectar e tratar o glaucoma - Divulgação/Alepe
Agendamento de atendimentos
Os agendamentos serão realizados, exclusivamente, pela central telefônica da Assembleia Legislativa no período de 12 a 16 de maio.
Os números de telefone disponibilizados para agendamento são: 3183-2443, 3183-2242 e 3183-2026.
Os telefonemas devem ser feitos durante os horários de expediente da Alepe:
- Manhã: 8h às 12h
- Tarde: 13h às 16h
Os atendimentos serão realizados na semana seguinte ao agendamento.
Confira abaixo os detalhes sobre datas, local e número de vagas disponíveis.
- Datas dos atendimentos: 20, 21 e 22 de maio
- Horário: das 9h às 16h
- Local: Pavimento térreo do Edifício Miguel Arraes, sede da Alepe, no bairro da Boa Vista
- Quantidade de atendimentos por dia: 100, por ordem de chegada
De acordo com Joana Ferreira, assistente Social e Coordenadora de Projetos Externos da Fundação Altino Ventura, os pacientes farão medição da pressão intraocular e o exame de fundo de olho, compondo a triagem para o glaucoma.
“Caso a equipe médica identifique a necessidade de exames complementares ou suspeita de diagnóstico de glaucoma, o paciente será encaminhado à Fundação Altino Ventura para investigação de diagnóstico e acompanhamento”, afirmou.
O superintendente de Saúde da Alepe, Wildy Ferreira, destacou a importância da ação não apenas no aspecto clínico, mas também como parte do esforço de conscientização da campanha Maio Verde.
“Esse mutirão promovido pela Alepe, em parceria com a Fundação Altino Ventura, vem contribuir com o diagnóstico precoce e tratamento eficaz do glaucoma. Além de ser uma forma de reforçar a importância do ‘Maio Verde’ de conscientização da população da saúde ocular e de prevenção da doença”, disse.