Camaragibe inicia comemoração pelos 43 anos de emancipação com exposição Memórias da Vila

Serão sete dias de festa, contando também com o tradicional corte do bolo, celebrações religiosas e shows de artistas populares na Praça de Eventos

Publicado em 12/05/2025 às 19:56
Google News

Clique aqui e escute a matéria

A cidade de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, celebra os 43 anos de sua emancipação nesta terça-feira (13), com uma programação repleta de atrações para a população, incluindo o tradicional corte do bolo gigante, que acontece às 16h.

Durante a celebração, será possível conferir a Exposição Memórias da Vila, no bairro da Vila da Fábrica, onde também ocorre a distribuição do bolo. Além de atrações musicais na Praça de Eventos.

Exposição Memórias da Vila

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura de Camaragibe, Rosa Santana, a Exposição Memórias da Vila retrata a trajetória da Vila da Fábrica, bairro de Camaragibe que se tornou um marco do setor industrial local após a fundação da primeira vila operária da América Latina.

A mostra apresenta imagens variadas de períodos distintos da ocupação, urbanização e desenvolvimento da localidade ao longo dos anos.

“Exposições são ferramentas muito valiosas para contar a história de um lugar e para que as pessoas conheçam as suas origens, as suas raízes, e as preserve, enriquecendo a cultura local para que as próximas gerações mantenham vivas as memórias”, afirmou Rosa Santana.

A exposição aborda momentos históricos da Vila da Fábrica, fundada em 1891 pelo engenheiro Carlos Alberto de Menezes, que teve um papel fundamental no desenvolvimento de Camaragibe.

Para resgatar um pouco dessa história, o material conta com imagens do final do século 19 e início do século 20 divididos em quatro tópicos: a fábrica, a vila, o sagrado e o profano e águas da vila, que reúne referências aos açudes, barragens e represas da região.

Serão 17 fotografias dos acervos de imagens da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e pessoal de Seu Borba, estudioso da história da Terra dos Camarás e descendente do primeiro fotógrafo de Camaragibe.

Todo o material exposto terá textos escritos por Rubmar Araújo, camaragibense e profundo conhecedor da vida e na história da cidade.

A presidente da Fundação de Cultura explicou que a exposição já está completamente montada e a abertura será a partir das 17h desta terça-feira.

Já a visitação pública será no período de 14 de maio a 30 de junho e o público poderá conferir todo o material exposto no horário das 8h às 18h, das segundas às sextas-feiras, na Galeria Vila, na Vila da Fábrica. A entrada é gratuita.

Programação religiosa

Entrando na programação religiosa, está programada uma missa em ação de graças com a participação de vários sacerdotes e representantes da Igreja Católica, a partir das 19h, na Praça de Eventos.

O segundo dia de comemoração será encerrado à noite, com um show do cantor Frei Damião, que se apresenta no palco principal às 21h.

Programação da Festa da Emancipação dos 43 anos de Camaragibe

13/05 (terça-feira)

16h - Corte do bolo
17h - Abertura da exposição Memórias da Vila Cidade, na Galeria Vila (Rua Dr. Pierre Collier, nº 454, Vila da Fábrica)
18h - Caminhada dos povos dos terreiros
19h - Missa em Ação de Graças concelebrada por vários sacerdotes
21h - Show do Frei Damião (Praça de Eventos)

Programação de Shows – Praça de Eventos (entrada gratuita)

Dia 14 (quarta-feira)

20h30 - Hugo Álvares
22h - D´Johnsons`s
00h - Pablo

Dia 15 (quinta-feira)

20h30 - Eduardo Dantas
22h - PV Calado
00h - Xand Avião

Dia 16 (sexta-feira)

20h - Forró de Nós da Terra
21h - Maciel Melo
23h - Limão com Mel
00h - Raí Saia Rodada

Dia 17 (sábado)

20h30 - Alan Salvador
22h - Voadores do Forró
00h - Rafaela Santos

Dia 18 (domingo)

16h - Banda Pegada Kids
18h - Tio Bruninho

Tags

Autor