Oficina gratuita de cordel e fotografia oferece 30 vagas para mulheres rurais no Cabo de Santo Agostinho
Atividade será realizada entre 27 de maio e 10 de junho e é voltada para moradoras de comunidades rurais com 15 anos ou mais; saiba como se inscrever

Clique aqui e escute a matéria
Mulheres e meninas a partir dos 15 anos, moradoras de comunidades rurais do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, podem se inscrever até o dia 20 de maio em uma oficina gratuita de fotografia e literatura de cordel.
A iniciativa oferece 30 vagas e será realizada na Associação dos Trabalhadores do Assentamento Arariba de Baixo, entre os dias 27 de maio e 10 de junho.
Imagem de aluna segurando caderno na sala de aula - Divulgação
Formação terá certificado de participação
A formação tem carga horária de 10 horas, distribuídas em três terças-feiras, e oferece certificado de participação.
Durante os encontros, as participantes serão incentivadas a registrar, por meio do cordel e da fotografia, suas vivências, tradições e perspectivas, promovendo um resgate afetivo e cultural das histórias locais.
Proposta das oficinas
Segundo os organizadores, a proposta é que as oficinas sejam acessíveis e inclusivas, adaptadas a diferentes níveis de escolarização e experiências, com o objetivo de valorizar e acolher todas as participantes.
Ao final da formação, será realizada uma mostra fotográfica, com imagens produzidas durante o curso, e também serão lançados folhetos de cordel autorais.
O material será reunido em uma cartilha digital ilustrada, que servirá como instrumento de preservação da memória cultural da região.
Como se inscrever na Oficina?
As inscrições podem ser feitas presencialmente na Escola Municipal do Assentamento Arariba de Baixo ou pelo WhatsApp, no número (81) 98806-5486.
O projeto é promovido pelo Versalizando Imagens, organização pernambucana voltada para ações de educação, cultura e inovação, com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc, por meio de edital da Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco, com recursos do Ministério da Cultura.