Pernambuco lidera mais uma vez emissão de certidões na campanha nacional "Semana Registre-se!"
Estado registrou mais de 32 mil solicitações e superou Maranhão e Goiás em ações de registro civil; 27.102 (84%) foram certidões de nascimento

Clique aqui e escute a matéria
A terceira edição da campanha nacional Semana Registre-se! confirmou a liderança de Pernambuco pelo terceiro ano consecutivo na emissão e solicitação de certidões de nascimento e casamento.
Ao todo, 32.279 documentos foram requeridos entre os dias 12 e 16 de maio nos cartórios de registro civil de todo o estado, do litoral ao sertão.
Imagem do evento Semana Registre-se! - Divulgação/Arpen-PE
Certidões de nascimento representam 84% dos pedidos
Dos documentos solicitados em Pernambuco:
- 27.102 (84%) foram certidões de nascimento
- 5.177 (16%) foram certidões de casamento
O estado ficou à frente do Maranhão, que registrou 23.066 pedidos, e de Goiás, com 20.075 documentos registrados.
Campanha priorizou população vulnerável
Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Semana Registre-se! teve como foco, nesta edição, grupos historicamente vulnerabilizados, como:
- População indígena e comunidades quilombolas
- Pessoas em situação de rua
- Internados em hospitais psiquiátricos ou sob medida de segurança
- Pessoas privadas de liberdade e egressos do sistema prisional e socioeducativo
A ação contou com a coordenação da Corregedoria Geral de Justiça do TJPE, em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de Pernambuco (Arpen-PE), além de órgãos públicos e entidades privadas.
Brasil teve quase 140 mil solicitações
No total, a campanha registrou 138.959 documentos solicitados em todo o país, sendo:
- 123.041 certidões de nascimento
- 15.918 certidões de casamento
Presidente da Arpen-PE destaca impacto social da campanha
O presidente da Arpen-PE, Marcos Torres, ressaltou a importância da mobilização para garantir o direito básico à documentação civil.
"Os números nos falam muito sobre a necessidade de implementar políticas que fortaleçam o acesso aos documentos básicos da população, mas também expressa todo o trabalho e sensibilização dos profissionais dos cartórios de registro civil de Pernambuco", afirmou.
"Alcançamos um número muito expressivo de pessoas em situação de vulnerabilidade social que buscam ter acesso aos seus direitos de cidadão e cidadã garantidos. Mais de trinta mil pessoas terão seus documentos atualizados. Muitas delas terão, pela primeira vez, a garantia de existir civilmente para o Estado", completou.