Manutenção no sistema Pirapama afeta abastecimento de água na Região Metropolitana

Durante a manutenção no Recife, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, Compesa planeja melhorias e ampliações do serviço

Publicado em 22/07/2025 às 17:51
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Manutenção no Sistema Pirapama afeta o abastecimento de água em municípios Pernambucanos

A Diretoria de Produção e Planejamento Operacional da Compesa informa que uma manutenção no Sistema Pirapama está programada para iniciar na noite desta terça-feira (22), a partir das 20h. A manutenção deve afetar o município de Cabo de Santo Agostinho, onde está localizado o sistema, e os municípios de Jaboatão dos Guararapes e do Recife.

De acordo com Flávio Coutinho, diretor de produção e planejamento operacional da Compesa, o processo deve durar 72h, sendo que nas primeiras 12h as adutoras passaram pelo esvaziamento.

"A partir das 22h da noite, já não teremos água saindo da barragem, e consequentemente, aos poucos, vai começar a diminuir a quantidade de água em toda a adutora que leva água para o Cabo de Santo Agostinho, para Jaboatão, e para Recife".

Benefícios da manutenção

Flávio Coutinho enfatizou a importância desse serviço, que tem como objetivo principal a melhora na qualidade da água prestada à população e o aumento da capacidade de tratamento do sistema.

Os serviços envolvem a recuperação de bombas, conserto de um vazamento na adutora situada na BR-101, e o acionamento de uma obra parada de interligação no cemitério Memorial Guararapes.

  • Expansão do abastecimento: "Temos uma obra que há muitos anos está parada. Está paralisada. Que é uma obra de interligação também do cemitério Memorial Guararapes. Uma adutora que passa em frente a ele. Há uma adutora que já existe, que vai levar água futuramente para Marcos Freire, o R-11 e o Ibura."
  • Incremento da capacidade de tratamento: "Vou recuperar 200 litros por segundo. Hoje eu estou tratando 4.800 no sistema Pirapama. E eu deveria estar tratando 5.000 litros por segundo."

Orientações para a população

Como parte das medidas preventivas, a Compesa solicita a colaboração da população para armazenar o máximo de água possível durante o período de manutenção e promover o consumo consciente. Residentes em grandes prédios, que contam com grandes reservatórios, devem passar o período de maneira relativamente tranquila.

Informações sobre abastecimento

Os moradores que desejarem obter informações sobre o funcionamento do abastecimento em seus respectivos bairros podem conferir no site da Compesa.

É importante ressaltar que nem todos os bairros dessas três cidades serão afetados. Para os que residem no Cabo de Santo Agostinho, o sistema SUAP e sistema Charneca continuarão a operar.

Em Jaboatão, o sistema Gujahú permanecerá em funcionamento, bem como os sistemas Tapacurá e Alto do Céu permanecerão em atividade no Recife.

Para mais informações, ou para esclarecer qualquer dúvida, acesse o site da Compesa. Basta digitar a sua rua e o número da sua edificação para saber como será o abastecimento no seu local durante esse período.

 

Esse texto foi gerado por inteligência artificial, com base em vídeo autoral da TV Jornal, sob monitoramento de jornalistas profissionais

Tags

Autor