Sinais

Sinais de esgotamento mental: conheça 5 sinais de que você está mentalmente cansado

Cuide do seu estado psicológico: saiba identificar estes sinais de cansaço mental

Imagem do autor
Cadastrado por

Laura Lay

Publicado em 25/04/2024 às 9:52
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Em um mundo caótico e agitado, o ritmo do nosso dia a dia muitas vezes não nos permite o descanso pleno do corpo e da mente. Muitas podem ser as raízes de problemas psicológicos e de saúde futuros:

  • Excesso de trabalho e uso de telas;
  • Falta de atividade física regular;
  • Noites mal dormidas;
  • Falta de autoconhecimento;
  • Pressão para cumprir prazos;
  • Isolamento social;
  • Privação de descanso, lazer e contato com a natureza.

Se não nos atentamos aos cuidados em prol da nossa saúde física e mental, uma hora a conta chega. O esgotamento mental é cada vez mais comum nos dias atuais, e os sinais podem ser percebidos na rotina.

Se você sentir que está no nível extremo de cansaço ou está chegando, procure ajuda profissional. Assim, será realizado o tratamento ideal para o seu caso.

A seguir, confira cinco sinais de que você está mentalmente exausto.

5 sinais de que você está mentalmente cansado e esgotado

Desinteresse

Se nada te agrada e até as coisas ou pessoas que te deixavam feliz começam a incomodar, isso pode ser sinal de depressão ou esgotamento mental.

Cansaço constante

Se você está acostumado a fazer várias coisas, mas começa a sentir exaustão após um menor número de tarefas, isso pode significar que o estresse está consumindo boa parte da tua energia.

Sensação de que vai explodir

Se você tem vontade de socar parede, gritar, esbravejar, com excesso de intolerância e impaciência, verifique se o motivo é pontual ou frequente.

Falta de concentração

Quando você lê, vê ou ouve algo, o esgotamento mental pode fazer com que você se distraia facilmente, perdendo trechos e precisando repetir para prestar atenção.

Problemas no sono 

Se você tem dificuldade para dormir, troca o dia pela noite, sente insônia ou tem o sono agitado, isso pode revelar depressão, estresse ou ansiedade extrema.

O que fazer para diminuir o cansaço mental

A principal recomendação para esta situação é o acompanhamento profissional e a realização de exames. O quadro pode exigir tratamento psicológico e/ou médico.

No dia a dia, alguns hábitos podem ajudar a acalmar a mente:

  • Anote o que te incomoda e tente repaginar sua rotina;
  • Arrume um tempo para relaxar, ver uma bela paisagem, espairecer e planejar a vida com calma;
  • Para não se estressar com horários de picos em atividades diárias (trânsito, metrô, mercado etc.), procure distrações seguras para o momento: podcasts, músicas, leitura etc.

Fonte: Terra

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor