Saúde

5 sinais de que você está mentalmente exausto

O que você sente pode ser muito mais do que cansaço

Imagem do autor
Cadastrado por

Laura Lay

Publicado em 19/03/2024 às 9:19
Notícia
X

Você já se sentiu extremamente cansado, beirando o esgotamento? Saiba que seu nível de cansaço pode ser mais sério do que imagina. Assim como o corpo, a mente também se cansa e precisa de recuperação.

É de extrema importância cuidar da qualidade de seu sono e não negligenciar os momentos de descanso e autocuidado. Assim, sua mente se recupera bem e será possível ter a disposição necessária para encarar a rotina.

Inúmeros fatores diários podem contribuir para a exaustão mental, por exemplo:

  • Excesso de trabalho e uso de telas;
  • Falta de atividade física regular;
  • Noites mal dormidas;
  • Falta de autoconhecimento;
  • Pressão para cumprir prazos;
  • Isolamento social;
  • Privação de descanso, lazer e contato com a natureza.

Em quadros mais sérios, é de extrema importância consultar-se com um profissional médico e/ou da psicologia, para que seja realizado o tratamento adequado de acordo com seu caso específico.

Como seu corpo conversa com você, confira a seguir 5 possíveis sinais de esgotamento mental para ligar o alerta, listados pelo portal Viva Bem UOL.

1. Irritabilidade

Com o cérebro sobrecarregado, uma das principais consequências é o mau funcionamento de regiões responsáveis por emoções. A irritabilidade consiste na falta de tolerância a incômodos, e pode cursar com raiva, agressividade, discussões e brigas com maior frequência.

2. Lapsos de memória

Com a ativação de múltiplas zonas cerebrais por excesso de informações, a perda de memória se manifesta. A pessoa apresenta dificuldade em se lembrar de palavras, nomes, tarefas e fatos recentes, ou então nem chega a fabricar lembranças por estar desatenta.

3. Dores musculoesqueléticas

Alterações psicoemocionais podem afetar o físico com tensões, contraturas, dores nas costas e musculares, deformidades posturais e fraqueza. Quando o paciente apresenta também ansiedade e depressão, o tratamento deve ser feito com uso de medicamentos e psicoterapia.

4. Adoecimento frequente

Alguns indivíduos esgotados mentalmente podem apresentar doenças ou sintomas sem causa aparente, psicossomáticos, ou seja, provocados por excesso de emoções e pensamentos conflitantes. Insônia, alergias, gastrite, diarreia, taquicardia e pressão alta são alguns exemplos.

5. Desânimo persistente

Sem energia e com afazeres que só acumulam, principalmente de nível intelectual avançado ou muito demorados, a tendência é se sentir cada vez menos animado e mais entediado, dificultando a conclusão de atividades diárias e o início de novos projetos.

Fonte: Viva Bem UOL

 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor