Comer sal ajuda a aumentar a pressão baixa? Veja o que fazer no calor
Tontura, visão turva, fraqueza, náusea, fadiga e até desmaios - são algumas das consequências quando a pressão arterial cai (hipotensão).

Tontura, visão turva, fraqueza, náusea, fadiga e até desmaios - são algumas das consequências quando a pressão arterial cai (hipotensão).
Pessoas predispostos podem enfrentar episódios mais frequentes durante dias de calor. Isso ocorre porque o calor faz com que os vasos sanguíneos se dilatem para regular a temperatura corporal, prejudicando a circulação sanguínea e reduzindo a pressão.
A falta de oxigênio e sangue adequados no cérebro resulta nos sintomas mencionados anteriormente.
Sal: Mitos e Verdades
Quanto ao consumo de sal, embora o excesso possa aumentar a pressão arterial, seus efeitos não são imediatos, pois leva tempo - horas ou até dias - para ser absorvido e afetar a pressão.
Mas, ingerir algo salgado, como um biscoito, pode estimular a digestão, melhorando a circulação e aumentando os batimentos cardíacos, elevando assim a pressão.
Água: Remédio Natural
Quanto à prática de molhar os pulsos e a nuca, embora a água fria possa contrair os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo sanguíneo, seu impacto é limitado.
A recomendação principal é beber água aos poucos para aumentar o volume de sangue circulante e compensar a queda de pressão.
Antes disso, é aconselhável deitar e elevar as pernas acima do nível da cabeça para facilitar o retorno do sangue ao coração e ao cérebro, pois em pé ou sentado, o sangue enfrenta a resistência da gravidade para alcançar esses órgãos.
Além do calor, outros fatores que podem diminuir a pressão arterial no verão incluem a prática de atividade física com roupas inadequadas, que impedem a transpiração, e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, que aumenta a desidratação e torna o sangue mais viscoso, dificultando o controle da temperatura corporal.
Quando Procurar Ajuda Médica
Episódios frequentes de desmaios, associados à taquicardia ou palpitações, confusão mental, sintomas persistentes e histórico familiar de morte súbita são sinais de alerta que exigem orientação e acompanhamento médico.
A hipotensão pode estar relacionada a problemas cardíacos e outros problemas de saúde.
Fonte: Viva bem.
Confira também: COMO CONTROLAR A PRESSÃO ALTA? Veja dicas de especialistas
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”