Pressão Baixa: Saiba as causas e os principais sintomas da doença
A hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa, não é classificada como uma doença e, muitas vezes, pode ser assintomática.

Você provavelmente já ouviu alguém comentar sobre sentir que sua pressão caiu, manifestando sintomas desagradáveis como tontura, fraqueza e suores frios.
A hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa, não é classificada como uma doença e, muitas vezes, pode ser assintomática.
A pressão arterial baixa ocorre quando a pressão exercida pelo sangue nas artérias é inferior ao normal, geralmente considerada baixa quando está abaixo de 90/60 mmHg.
Embora possa ser assintomática, alguns sinais podem surgir, variando de acordo com a causa subjacente.
Causas e Sintomas da Pressão Baixa
As causas da hipotensão são diversas, podendo incluir:
- Desidratação
- perda súbita de sangue
- gravidez devido às alterações hormonais e aumento do volume sanguíneo
- problemas cardíacos como arritmias
- condições endócrinas como diabetes ou hipotireoidismo
- uso de certos medicamentos como anti-hipertensivos
- ansiolíticos
- antidepressivos e analgésicos
- consumo de álcool
- permanência prolongada em ambientes quentes e abafados
- e infecções generalizadas como sepse.
Os sintomas da pressão baixa podem variar, incluindo tontura, mal-estar, visão turva, náuseas, fraqueza, taquicardia, mãos frias e pegajosas, mucosas pálidas, suor excessivo e, em casos mais graves, desmaios.
Medidas para Lidar com a Pressão Baixa
Para elevar a pressão arterial de forma imediata, três medidas caseiras podem ser tomadas: manter-se hidratado, especialmente em dias quentes, consumir sal moderadamente para temporariamente aumentar a pressão arterial, e elevar as pernas acima do nível do coração para redirecionar o fluxo sanguíneo.
Consumo de Sal e Banho
Quanto a consumir algo ou tomar banho para lidar com a pressão baixa, aumentar a ingestão regular de sal e água pode trazer alívio dos sintomas, embora não haja comprovação científica de que colocar sal sob a língua aumente a pressão.
Quanto ao banho, deve ser realizado com cautela, pois a perda de consciência em superfícies escorregadias pode resultar em lesões.
Banhos com água muito quente podem intensificar a queda de pressão, especialmente banhos de imersão.
Fonte: Viva bem.
Confira também: 10 SINTOMAS DE COLESTEROL ALTO
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”