Pressão alta na madrugada? Entenda fenômenos que podem mascarar os picos de pressão arterial
Entenda o motivo dos picos de pressão alta durante o sono
Dormir é essencial para a recuperação e o equilíbrio do corpo humano. No entanto, durante o que deveria ser apenas descanso, podem ocorrer fenômenos como os picos de pressão alta.
RELAÇÃO ENTRE O SONO E A PRESSÃO ARTERIAL:
Durante o sono, é comum que a pressão arterial diminua, acompanhando a queda de outros indicadores fisiológicos, como a temperatura corporal e a frequência cardíaca.
Isso ocorre porque o corpo não necessita de uma circulação tão intensa enquanto está em repouso. Geralmente, durante o sono, tendemos a nos mover menos e assumir uma posição deitada, o que facilita o fluxo sanguíneo para o cérebro.
Portanto, parece que o próprio sistema circulatório desacelera naturalmente. No entanto, há situações em que esse processo é interrompido e pode resultar na pressão alta.
Pressão 12 por 8? Cuidado! Nem sempre, essa taxa é sinal de tranquilidade
POR QUE A PRESSÃO ALTA PODE AUMENTAR NO SONO?
Nos indivíduos com apneia do sono, a pressão arterial geralmente se eleva em pleno repouso. Ela também pode subir apenas durante o sono se a pessoa que tem doença renal crônica e uma série de outras condições de saúde.professor Fernando Nobre
Se a pressão alta ocorre repetidamente durante o sono, mesmo que não seja evidente durante o dia, quando a pessoa está completamente desperta, ela pode ser considerada hipertensa.
Dessa forma, é essencial realizar exames rotineiros e procurar ajuda médica para prever um tratamento para pressão alta.
Fonte: VivaBem - UOL
Nos indivíduos com apneia do sono, a pressão arterial geralmente se eleva em pleno repouso. Ela também pode subir apenas durante o sono se a pessoa que tem doença renal crônica e uma série de outras condiç&o
professor Fernando Nobre“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”