PRESSÃO ALTA

Quem tem pressão alta pode tomar café? Estudo indica o efeito da ingestão de cafeína na pressão arterial

Saiba até quantas xícaras de café uma pessoa com pressão alta pode tomar

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 18/03/2024 às 10:13
Notícia
X

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), e publicado na revista Clinical Nutrition, investigou o impacto do café nas taxas de pressão alta.

QUANTAS XÍCARAS DE CAFÉ FAZEM MAL PARA PRESSÃO ALTA?

De acordo com a pesquisa, o consumo diário de mais de três xícaras de café de 50 ml pode quadruplicar a probabilidade de indivíduos com predisposição genética desenvolverem pressão alta.

O estudo ressalta que o café não é um desenvolvedor da pressão alta quando consumido com moderação, inclusive pode ser até benéfico para a saúde cardiovascular, mas é vilão em doses exageradas.

Segundo a principal autora do estudo, Andreia Machado Miranda, pós-doutoranda no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), isso ocorre porque o café é uma mistura de mais de 2 mil compostos químicos.

COMO CONTROLAR A PRESSÃO ALTA?


COMO A CAFEÍNA IMPACTA NA PRESSÃO ALTA?

A hipótese da pesquisa é que o consumo acima de três xícaras possa aumentar as chances de pressão alta justamente devido à cafeína.

A cafeína está associada com a resistência vascular, ou seja, a dificuldade com a passagem do fluxo nos vasos, e também provoca vasoconstrição, que é a contração a nível dos vasos sanguíneos, o que dificulta a passagem do fluxo e tudo isso faz com que haja um aumento da pressão arterial
Andreia Machado


Em contrapartida, os polifenóis têm sido destacados por seus efeitos benéficos na vasodilatação, o que controla a pressão alta, ao contrário da cafeína.

Fonte: Agência Brasil

Citação

A cafeína está associada com a resistência vascular, ou seja, a dificuldade com a passagem do fluxo nos vasos, e também provoca vasoconstrição, que é a contração a nível dos vasos sangu&

Andreia Machado

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor