COLESTEROL ALTO

O colesterol alto demora quanto tempo para baixar no sangue?

Saiba em quanto tempo a dieta para baixar colesterol alto passa a fazer efeito

Imagem do autor
Cadastrado por

Meliah Batista

Publicado em 19/03/2024 às 9:23
Notícia
X

O corpo precisa de colesterol em torno de 200 mg por dia para funcionar. O excesso pode obstruir as artérias, afetando o fluxo sanguíneo, mas quanto tempo demora para fazer esse nível baixar?

DICAS PARA BAIXAR O COLESTEROL ALTO:

Adotando uma dieta com baixo teor de gordura saturada e rica em frutas e vegetais, aliada a uma rotina regular de exercícios, é possível reduzir o colesterol alto em um período relativamente curto.

Nozes e óleos vegetais, por serem ricos em no colesterol "bom", o HDL, são recomendados para quem tem colesterol elevado.

Além disso, alimentos fibras, como cereais integrais e frutas, dificultam a absorção de colesterol, enquanto os vegetais contêm estanóis que auxiliam na quebra das moléculas de colesterol alto "ruim", o LDL.

Consumir peixes ricos em Omega-3, como salmão e atum, pode ajudar a reduzir o colesterol alto, especialmente se consumidos até duas vezes por semana.

Conheça CHÁS e SUCOS que ajudam a baixar o COLESTEROL ALTO


EM QUANTO TEMPO O COLESTEROL ALTO REDUZ COM DIETA?

O tempo necessário para observar mudanças nos níveis do colesterol alto varia de pessoa para pessoa devido às diferenças nos metabolismo individuais.

Normalmente, as alterações são percebidas em um período de 1 a 3 meses após a adoção dos novos hábitos. Por isso, é comum os médicos recomendarem um intervalo de 3 meses entre os exames para avaliar os níveis de LDL.

Pessoas com obesidade ou condições genéticas predisponentes ao colesterol alto podem enfrentar maior resistência na redução, o que pode levar um pouco mais de tempo para apresentar resultados.

Fonte: Metrópoles

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor