Dor de cabeça constante pode ser pressão alta? Confira os sintomas da hipertensão
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros vivem com esta condição atualmente, o que a torna um problema de saúde pública significativo.
Clique aqui e escute a matéria
A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma condição silenciosa que requer monitoramento e cuidado constante.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros vivem com esta condição atualmente, o que a torna um problema de saúde pública.
Pressão Alta: O Que Você Precisa Saber
A pressão alta, conhecida clinicamente como hipertensão, é uma doença séria marcada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial.
A despeito de ser mais frequente em indivíduos acima dos 60 anos, afetando aproximadamente metade dessa população, a condição não discrimina idade e todos estão em risco.
Fatores de Risco e Sintomas
Diversos fatores podem desencadear a hipertensão, incluindo o consumo excessivo de sal e álcool, tabagismo e sedentarismo.
Os sintomas mais comuns envolvem dores no peito, de cabeça, tonturas, zumbidos no ouvido e visão turva.
Mas, muitos portadores da doença podem não apresentar sintomas visíveis, enfatizando a importância de exames regulares.
Dor de cabeça constante pode ser pressão alta?
Apesar de ser um dos sintomas da pressão alta, ter dor de cabeça constante não é necessariamente uma confirmação de pressão alta, para ter a confirmação da doença é preciso fazer exame recomendando por um médico.
Classificação da Hipertensão
A condição é categorizada em três estágios, baseados nos níveis de pressão arterial: Estágio I (pressão entre 140/90 e 160/100), Estágio II (entre 160/100 e 180/110) e Estágio III (acima de 180/110).
O risco de problemas cardiovasculares cresce com o aumento da pressão, e o tratamento pode necessitar de medicamentos para os casos mais sérios.
Prevenção e Tratamento
Adotar um estilo de vida saudável é preciso para prevenir a hipertensão. Isso inclui manter um peso saudável, exercitar-se regularmente e seguir uma dieta rica em frutas, legumes, alimentos integrais e grãos.
Ainda que fatores genéticos possam influenciar o desenvolvimento da doença, um tratamento adequado permite o controle eficaz da hipertensão.
Consultas médicas regulares e exames periódicos são essenciais para o diagnóstico precoce e a prevenção de complicações derivadas da hipertensão.
Fonte: União Química.
Confira também: COMO CONTROLAR A PRESSÃO ALTA? Veja dicas de especialistas
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”