Páscoa

Pode comer carne na sexta-feira santa? Entenda a origem da tradição católica

Descubra o motivo para não comer carne durante a Semana Santa

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriella Zilma

Publicado em 28/03/2024 às 23:38 | Atualizado em 28/03/2024 às 23:46
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

Na tradição católica, a sexta-feira santa é um dia de abstinência de carne, por isso muitas pessoas escolhem não consumir carne vermelha nesse período.

Com isso, existem muitas receitas para realizar na Semana Santa, sem utilizar a carne.

Confira mais detalhes a seguir.

Quando não pode comer carne vermelha?

Não comer carne na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa são formas de sacrifício e arrependimento para vivenciar a celebração dos principais mistérios da fé cristã: a morte e a ressurreição de Jesus.

Durante todo o ano, as sextas-feiras também são dias para lembrar o sofrimento de Cristo. Segundo o padre Bruno Moreira, não comer carne nessas datas ajuda a manter viva a importância desses mistérios.

Na Sexta-Feira Santa, os católicos recordam o dia em que Jesus foi crucificado. Nesse dia, a Igreja também sugere o jejum.

O vigário explica que o jejum é diferente de não comer carne: além de evitar carne vermelha e aves, o fiel deve fazer apenas uma refeição completa no dia, podendo comer pequenas refeições ou lanches nas outras vezes.

Às 15 horas da Sexta-Feira Santa, a Igreja se une para celebrar a Paixão de Cristo, momento em que Jesus morreu, segundo a tradição católica. Além das práticas alimentares, há orientações simbólicas para esse dia.

Por isso, é recomendado que os fiéis também tenham momentos de reflexão espiritual para dar significado a uma das celebrações mais importantes do ano litúrgico católico.

Com informações do portal G1.

VEJA TAMBÉM: As melhores mensagens de Páscoa para enviar

Tags

Autor