SAÚDE

Benefícios do mel de abelha: conheça as propriedades desse adoçante natural

O mel é capaz de proporcionar benefícios para o mantimento do corpo. Saiba quais são essas propriedades

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 08/04/2024 às 8:30 | Atualizado em 08/04/2024 às 11:24
Notícia
X

Clique aqui e escute a matéria

Cerca de 25% mais doce que o açúcar de mesa, o mel é composto essencialmente por água (17-18%) e açúcar (75-80%, principalmente glicose e frutose). Porém, mais de 150 substâncias minoritárias foram identificadas em sua composição, sendo responsáveis pela maioria das propriedades biológicas e saudáveis atribuídas a ele.

O conteúdo desses compostos varia conforme as flores das quais o mel é derivado, como o mel de castanha ou de flor de laranjeira, e também em função da região geográfica e da estação do ano.

É por isso que as flores servem como marcadores da identidade do mel.

VEJA TAMBÉM: Benefícios e malefícios do mamão: saiba vantagens e desvantagens de consumir

Entre esses compostos minoritários, estão minerais como potássio, vitaminas como ácido fólico (vitamina B9) e vitamina C, polifenóis, aminoácidos, enzimas, proteínas, ácidos orgânicos, carotenoides e compostos voláteis aromáticos, que também auxiliam na identificação da origem floral.

Muitos desses compostos, especialmente os fenólicos, são responsáveis pelas propriedades funcionais e saudáveis do mel.

Quais os benefícios de consumir mel?

Evidências de laboratório (in vitro), estudos com animais de laboratório (in vivo) e, em alguns casos, estudos clínicos com humanos mostram propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do mel.

O mel demonstrou ter um alto potencial antioxidante, estimulando o sistema de defesa antioxidante nos tecidos animais, além de aumentar a capacidade antioxidante do soro.

LEIA TAMBÉM: Suco verde para baixar glicose alta do sangue: veja o que tomar

Sua atividade anti-inflamatória é evidenciada pela redução da resposta inflamatória dos tecidos celulares e pela inibição da produção de substâncias pró-inflamatórias.

Propriedades do mel

O mel também apresenta atividade antimicrobiana, inibindo o crescimento de bactérias, vírus e fungos patogênicos, e demonstrou ter efeitos benéficos na prevenção de úlceras gástricas e na redução do colesterol em pacientes com hiperlipidemia.

Estudos também apontam para possíveis propriedades anticancerígenas do mel, demonstradas em diferentes linhagens celulares e modelos animais.

As vantagens têm comprovação científica?

Apesar disso, mais pesquisas são necessárias para compreender completamente o impacto do mel no câncer.

Assim, o mel, com sua composição complexa e variada, vai muito além de apenas água e açúcar, sendo um produto natural com potencial significativo em diversas aplicações, o que continua a despertar interesse científico e pesquisa.

Vale pontuar ainda que o mel deve ser consumido com moderação, pois, em excesso, pode causar aumento da glicemia e causar outros prejuízos à saúde.

*Com informações de BBC News Brasil

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor