Benefícios e malefícios do mamão: saiba vantagens e desvantagens de consumir
O mamão oferece vários benefícios para o corpo humano. Veja 7 motivos para incluir a fruta na dieta e quando o seu consumo deve ser evitado
Clique aqui e escute a matéria
O mamão é uma das frutas favoritas dos brasileiros, encontrada facilmente em feiras, sacolões e supermercados durante todo o ano. Além de seu baixo valor calórico, com apenas 40 calorias a cada 100 gramas, o mamão é reconhecido por seu baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, tornando-se um aliado na manutenção do peso e na saúde intestinal devido ao seu efeito laxativo.
Originário das regiões tropicais das Américas, o mamão (Carica papaya) possui uma variedade de tipos, incluindo mamão-papaia, formosa, da Baía, macho e da Índia, sendo os mais comuns no Brasil o papaia e o formosa.
LEIA TAMBÉM: Abacaxi: quais os benefícios do abacaxi? Veja por que consumir o suco
Rico em vitaminas A, C, E, do complexo B e minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e cobre, o mamão oferece uma gama de benefícios nutricionais, variando de acordo com cada espécie. O mamão-formosa, por exemplo, apresenta mais fibras e potássio do que o papaia, tornando-se uma escolha ideal para aqueles que buscam maior ingestão desses nutrientes na dieta.
As sementes do mamão, muitas vezes subestimadas, são comestíveis e altamente nutritivas, contendo ácido oléico, proteínas, fibras e minerais como cálcio e fósforo. Embora não seja comum consumi-las, elas oferecem diversos benefícios para o cérebro e os hormônios.
LEIA TAMBÉM: Pode comer semente do mamão? Saiba benefícios e como usar
Além disso, o mamão verde, em sua forma menos madura, possui mais papaína, uma enzima digestiva com propriedades anti-inflamatórias, podendo ser utilizado em preparações culinárias salgadas e doces.
MAMÃO: Confira os BENEFÍCIOS e MALEFÍCIOS do consumo
Confira abaixo outros 7 benefícios do mamão:
1. Auxilia no emagrecimento:
Devido ao seu baixo índice glicêmico, poucas calorias e alto teor de fibras, o mamão é uma escolha frequente em dietas de emagrecimento, promovendo a saciedade e o bom funcionamento do intestino.
LEIA TAMBÉM: 6 sucos com mamão para emagrecer e fortalecer sistema imunológico
2. Facilita o trânsito intestinal:
As fibras presentes no mamão ajudam na redução da absorção de toxinas e estimulam o crescimento de bactérias benéficas no intestino, favorecendo a digestão e a excreção adequada de toxinas.
3. Controla colesterol e triglicérides:
O consumo regular de mamão, combinado a uma alimentação saudável, ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicérides, além de proteger as artérias da oxidação do colesterol.
4. Protege o intestino:
As sementes de mamão contêm papaína, uma enzima que auxilia na quebra das proteínas e na eliminação de parasitas do corpo, contribuindo para a saúde intestinal.
5. Melhora a saúde da pele e do cabelo:
Os antioxidantes presentes no mamão combatem os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele e contribuindo para a saúde capilar.
LEIA TAMBÉM: Benefícios do abacate: saiba 9 motivos para consumir
6. Fortalece o sistema imunológico:
Rico em vitamina C, vitamina A e antioxidantes, o mamão fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo contra doenças e infecções.
7. Equilibra o diabetes:
Por possuir baixo índice glicêmico, o mamão regula os níveis de glicose no sangue, sendo seguro para pessoas com diabetes. Estudos sugerem que o extrato das sementes de mamão pode ajudar a reduzir a glicemia.
Malefícios do mamão
O mamão pode ser aproveitado em diversas formas, desde consumido in natura até adicionado a sucos, saladas, sobremesas e pratos salgados. No entanto, em alguns casos, o mamão é contraindicado.
Efeito laxativo
Por sua grande quantidade de fibras, o mamão atua no sistema intestinal. Com isso, pode provocar um efeito laxativo quando consumido em grande quantidade.
LEIA TAMBÉM: Benefícios da chia: saiba por que é bom comer chia e efeito no emagrecimento
Gravidez
Além disso, o mamão verde é contraindicado para gestantes devido ao látex presente na fruta, que pode causar contrações uterinas.
Carotenemia
Outro alerta importante é o de que o excesso de mamão pode causar carotenemia. Isso acontece graças ao excesso de ingestão do betacaroteno - presente em frutas e legumes de coloração laranja -, o que deixa a pele com a pigmentação amarelada.
*Com informações de Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”