saúde e bem-estar

Benefícios do mamão: 4 motivos para consumir mamão todos os dias

Mamão fornece vários benefícios à saúde

Imagem do autor
Cadastrado por

Adige Silva

Publicado em 13/04/2024 às 22:12 | Atualizado em 14/04/2024 às 12:17
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O mamão (Carica papaya L.), também conhecido como papaia, é uma fruta tropical nativa da América Central e do Sul, de cor amarelo/alaranjada quando madura, que se destaca por sua textura macia e sabor adocicado.

Além de seu sabor irresistível, o mamão é um verdadeiro arsenal de nutrientes essenciais para o corpo humano. Rico em vitaminas A, C e E, o mamão é um poderoso antioxidante.

Pode consumir mamão todos os dias?

A resposta é sim! Não há prejuízo alguma em consumir o mamão todos os dias, pelo contrário.

Segundo a nutricionista Renata Branco, em entrevista ao Portal Terra, há benefícios em consumir mamão todos os dias.

"Previne o envelhecimento precoce devido a presença de antioxidantes do grupo dos carotenoides como o licopeno. Ajuda a fazer uma limpeza natural do seu intestino elaborando seu funcionamento, podendo engolir algumas sementes que são ricas em fibra e um anti-inflamatório natural devido a presença dos carotenoides. Auxilia no trajeto da síndrome do intestino irritável, fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitamina C, excelente para pele e cabelo já que tem vitamina C, licopeno, vitamina A e protege a visão de degeneração devido a presença de betacaroteno", listou a especialista.

Benefícios do Mamão

Um Aliado da Digestão:

Um dos benefícios mais conhecidos do mamão é sua ação digestiva. A fruta contém papaína, uma enzima proteolítica que facilita a digestão de proteínas, combatendo o inchaço, a constipação e outros problemas digestivos.

Fortalecendo o Sistema Imunológico:

Rico em vitamina C, o mamão é um poderoso aliado do sistema imunológico. A vitamina C ajuda na produção de glóbulos brancos, as células de defesa do corpo, combatendo infecções e doenças.

Alleksana/Pexels
Mamão é uma das frutas que ajudam o intestino a funcionar melhor, além de fortalecer o sistema imunológico e trazer outros benefícios - Alleksana/Pexels

Pele Radiante e Jovem:

A vitamina C presente no mamão também é essencial para a saúde da pele. A vitamina C combate os radicais livres, previne o envelhecimento precoce e promove a produção de colágeno, mantendo a pele firme, elástica e com aparência radiante.

Visão Aguçada:

O mamão é rico em vitamina A, um nutriente essencial para a saúde dos olhos. A vitamina A previne problemas de visão, como a degeneração macular, e contribui para a visão noturna.

Coração Forte:

O mamão é fonte de potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. O potássio também ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo sanguíneo.

Emagrecimento Saudável:

O mamão é rico em fibras, que promovem a saciedade, regulam o intestino e auxiliam no controle do peso corporal. As fibras também ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a diabetes.

Como consumir o Mamão?

O mamão pode ser consumido puro, em saladas de frutas, sucos e vitaminas, sorvetes e até mesmo em preparações salgadas.

A fruta pode ser conservada em temperatura ambiente quando ainda verde e na geladeira quando madura.

Imagem: Freepik

suco de mamão; laranja; papaya; - Imagem: Freepik

Contraindicações

Pessoas com diabetes devem consultar um profissional de saúde antes de consumir o mamão maduro, pois a fruta pode aumentar os níveis de glicose no sangue. Pessoas com alergia ao látex também podem apresentar reações alérgicas ao mamão.

Fonte: Abeso

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor