saúde

10 motivos para você começar a comer quiabo

Quando você souber os benefícios do quiabo, nunca mais vai deixar de comer

Imagem do autor
Cadastrado por

Alice Lins

Publicado em 16/04/2024 às 19:32
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O quiabo, um vegetal comum na culinária de Minas Gerais e Bahia, é conhecido por seu sabor suave e textura viscosa, sendo um ingrediente tradicional em pratos como o frango com quiabo.

Rico em fibras, vitaminas A, C, B6 e minerais como cálcio, ferro e potássio, o quiabo é um alimento de baixa caloria, contendo apenas 22 kcal em 100 g.

Reprodução/Redes
Quiabo - Reprodução/Redes

Benefícios do quiabo para a saúde

As fibras presentes no quiabo são benéficas para o controle do colesterol e triglicérides, enquanto o potássio e os polifenóis contribuem para a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Além disso, as fibras auxiliam no controle da glicose sanguínea, sendo especialmente vantajosas para pessoas com diabetes, pois reduzem a absorção de glicose no intestino.

Com 2,5 g de fibras por 100 g, o quiabo também melhora a função intestinal, prevenindo a constipação quando consumido juntamente com outros alimentos ricos em fibras.

Fonte de vitamina K, cálcio, ferro, fósforo e cobre, o quiabo também contribui para a saúde óssea, prevenindo fraturas e fortalecendo os dentes.

Os ácidos graxos, vitaminas do complexo B e antioxidantes presentes no quiabo auxiliam na memória, aprendizado e redução da ansiedade, além de proteger contra danos inflamatórios cerebrais.

Devido à sua riqueza em fibras, o quiabo promove saciedade, auxiliando na manutenção do peso, sendo uma opção de baixa caloria.

A presença de vitamina C fortalece o sistema imunológico, estimulando a produção de células de defesa e preparando o organismo para combater infecções.

Com vitamina A, o quiabo também protege a visão, prevenindo problemas oculares, degeneração macular e possíveis perdas de visão.

Rico em ácido fólico, essencial para gestantes, o quiabo reduz o risco de defeitos no tubo neural do feto.

Estudos indicam que a lectina presente no quiabo pode reduzir o crescimento de células cancerosas, embora ainda faltem comprovações em estudos humanos.

*Com informações de UOL.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor