SAÚDE

Quantas calorias tem a pitaya? Saiba benefícios do consumo

Veja as propriedades nutricionais da pitaya e quais os benefícios associados ao seu consumo

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 18/04/2024 às 10:10
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

A pitaya está se tornando cada vez mais popular devido aos seus inúmeros benefícios para a saúde. Tanto a polpa quanto a casca da pitaya são ricas em polifenóis, que têm propriedades antioxidantes e ajudam a combater os radicais livres.

Além disso, a casca contém fitoquímicos que podem inibir o crescimento de células cancerígenas. Por outro lado, as sementes contribuem para o bom funcionamento do estômago e intestino.

Quantas calorias tem a pitaya?

Do ponto de vista nutricional, o consumo diário de uma porção de 100 gramas da fruta fresca é o mais recomendado para obter todos os seus benefícios. A pitaya é de baixa caloria, fornecendo cerca de 45 calorias por porção.

Benefícios do consumo de pitaya

A nutricionista Deisy Souza destaca ao Idam três motivos para incluir a pitaya na dieta, desde a introdução alimentar até o auxílio no tratamento do câncer.

"Pitaya é rica em vitamina A e C, que fortalecem os sistemas imunológicos. Contendo bastante ferro em sua composição, ajuda a prevenir e tratar a anemia. E, por fim, há a presença de fósforo, cálcio e magnésio, que agirão no fortalecimento dos ossos", enfatiza Deisy.

Além dos benefícios nutricionais, a pitaya, também conhecida como fruta-do-dragão devido à sua casca escamosa, contém betalaínas, um tipo de pigmento encontrado em flores e frutas, que é um poderoso antioxidante natural.

Isso ajuda a combater os radicais livres, responsáveis por doenças degenerativas, envelhecimento e morte celular.

*Com informações de Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor