Vitaminas da pitaya: saiba quais são os benefícios de consumir a fruta
Confira quais são as vitaminas presentes na pitaya, os benefícios da fruta e como consumir de forma adequada
Clique aqui e escute a matéria
Originária da América Central, a pitaya está ganhando cada vez mais popularidade no Brasil devido aos seus inúmeros benefícios.
Existem três variações de pitaya, cada uma com suas características:
1. Pitaya branca: possui casca rosa e polpa branca, sendo a mais comum no Brasil.
2. Pitaya vermelha: tem casca rosa-avermelhada e polpa rosa-avermelhada-púrpura, também encontrada facilmente no Brasil.
3. Pitaya amarela: apresenta casca amarela e polpa branca, sendo comum em países como Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.
Independentemente do tipo, os nutrientes são semelhantes. Incluir essa fruta na alimentação sempre será benéfico.
Quais as vitaminas da pitaya?
A pitaya é rica em vitaminas B1, B2, B3, C e diversos minerais, como ferro, cálcio e fósforo, seu sabor é doce, apesar dos baixos níveis de açúcar.
Benefícios da pitaya
1. Controla a diabetes
Devido ao alto teor de fibras, a pitaya ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, sendo benéfica para quem tem diabetes.
2. Rica em vitaminas
Além das vitaminas B1, B2 e B3, que ajudam a controlar a pressão arterial, reduzem o colesterol LDL e melhoram o metabolismo de carboidratos, a pitaya possui benefícios para a pele, combatendo o envelhecimento precoce.
3. Melhora a imunidade
Graças ao seu alto teor de vitamina C, a pitaya fortalece o sistema imunológico e estimula a atividade de antioxidantes que combatem os radicais livres, prevenindo doenças como câncer e problemas cardíacos.
4. Promove a saúde cardiovascular
Por não conter colesterol, seu consumo não eleva os níveis dessa substância no sangue, prevenindo o acúmulo de placas nas artérias e reduzindo o risco de ataques cardíacos e derrames. As sementes contêm uma gordura benéfica que eleva o colesterol HDL.
5. Ação antibacteriana e antifúngica
A fruta possui propriedades que aumentam a contagem de células brancas, combatendo bactérias e fungos no corpo, além de acelerar a cicatrização de ferimentos.
6. Auxilia na digestão
Com alto teor de fibras, a pitaya estimula os movimentos intestinais, facilitando a passagem dos alimentos, regulando a função intestinal e prevenindo problemas como a constipação e a Síndrome do Intestino Irritável.
7. Previne o câncer
O caroteno presente na pitaya possui propriedades anticancerígenas, ajudando a prevenir a doença e reduzir o crescimento de tumores.
Como consumir?
Ao consumir a pitaya, prefira as frutas frescas colhidas há no máximo uma semana. Evite o consumo se o sabor se assemelhar ao da beterraba, pois pode indicar que a fruta não está mais fresca.
Além disso, atente-se à quantidade, pois o consumo excessivo pode causar diarreia. O ideal é consumir até 100g por dia, o equivalente a metade de uma fruta.
*Com informações de Atletis
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”