SAÚDE

Abacate pode controlar o diabetes? Veja novo estudo revelador

Confira a relação entre o consumo do abacate e o controle do diabetes

Imagem do autor
Cadastrado por

Flávio Oliveira

Publicado em 01/05/2024 às 9:25
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

O abacate é amplamente consumido por pessoas que buscam um estilo de vida saudável, mas um novo estudo sugere que essa fruta pode ter mais benefícios do que se imaginava. A pesquisa, publicada este mês, aponta que o consumo de abacate pode estar associado a um menor risco de diabetes, especialmente em mulheres.

O estudo, que saiu na revista Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, analisou a relação entre o consumo de abacate e a diabetes em adultos, usando dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição do México (ENSANUT) de três anos diferentes: 2012, 2016 e 2018.

Os pesquisadores estudaram cerca de 28 mil pessoas diagnosticadas com diabetes por um médico, com idade média de 20 anos. Desses, aproximadamente 59% eram mulheres. Eles foram divididos em dois grupos: os que consomem abacate e os que não consomem.

Descoberta

Dos participantes das três pesquisas, cerca de 45% eram consumidores de abacate, com um consumo médio diário de 34,7 gramas para homens e 29,8 gramas para mulheres.

A análise mostrou que, em comparação com pessoas que não consomem abacate, as mulheres apresentaram uma diminuição significativa no risco de diabetes, mesmo quando se consideravam fatores como idade, nível de escolaridade, peso corporal e atividade física.

Contudo, essa diminuição do risco não foi observada entre os homens.

ÓLEO DE ABACATE SERVE PARA DIABETES? Confira BENEFÍCIO

Implicações do estudo

De acordo com os autores da pesquisa, o estudo sugere que o abacate pode ter um papel potencial como componente benéfico em intervenções dietéticas que buscam reduzir o risco de diabetes.

O estudo também destaca a necessidade de mais pesquisas para explorar abordagens personalizadas de nutrição na prevenção e controle do diabetes, bem como recomendações alimentares específicas para diferentes grupos de pessoas.

Essas descobertas sugerem que, para mulheres, a inclusão do abacate na dieta pode ser uma estratégia útil para reduzir o risco de diabetes, embora mais estudos sejam necessários para confirmar esses resultados e entender por que os homens não mostraram a mesma resposta ao consumo de abacate.

*Com informações de CNN

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor