Saque emergencial do FGTS 2024 será liberado pela Caixa; veja quem recebe
A estatal informa que está colaborando com as prefeituras para iniciar o processo de liberação dos valores do saque FGTS calamidade nas regiões atingidas pelas chuvas

Clique aqui e escute a matéria
Nesta sexta-feira (03/05), a Caixa Econômica Federal anunciou a liberação do saque emergencial do FGTS 2024 para os residentes afetados pelas intensas chuvas no estado do Rio Grande do Sul.
Os temporais que atingiram o estado do Rio Grande do Sul resultaram em pelo menos 38 vítimas fatais.
Além disso, provocaram danos em aproximadamente um terço dos municípios gaúchos, levando um rio a registrar a maior enchente de sua história e causando danos parciais em uma barragem.
O desastre deixou 74 pessoas desaparecidas, centenas ilhadas e milhares desabrigadas.
Saque emergencial do FGTS 2024: quem vai ter direito?
A estatal informa que está colaborando com as prefeituras para iniciar o processo de liberação dos valores do saque FGTS calamidade.
A Caixa anunciou que enviará técnicos para as áreas afetadas com o objetivo de auxiliar as prefeituras nas medidas que possam beneficiar a população.
"De acordo com o Decreto 5.113/2004, para habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente à CAIXA a declaração das áreas afetadas pelo desastre", diz a Caixa em nota.
Como sacar FGTS pelo aplicativo?
Após a autorização, a população terá a possibilidade de efetuar o saque do FGTS calamidade através do aplicativo FGTS em seus dispositivos móveis.
Para sacar o FGTS pelo aplicativo, siga estes passos simples:
- Baixe o aplicativo FGTS: primeiro, você precisa baixar o aplicativo FGTS em seu dispositivo móvel. Você pode encontrá-lo na loja de aplicativos do seu celular, seja na App Store (para dispositivos iOS) ou na Google Play Store (para dispositivos Android).
- Faça login ou cadastre-se: após baixar o aplicativo, abra-o e faça login utilizando seu número de CPF e senha. Se ainda não tiver cadastro, você precisará criar uma conta, seguindo as instruções fornecidas pelo aplicativo.
- Acesse a opção de saque: dentro do aplicativo, procure pela opção de saque do FGTS. Essa opção geralmente está disponível no menu principal ou em uma seção específica relacionada a saques ou benefícios.
- Verifique sua situação: o aplicativo exibirá informações sobre seu saldo disponível para saque e quaisquer saques emergenciais ou autorizados que você possa ter.
- Escolha o tipo de saque: selecione o tipo de saque que deseja realizar. Dependendo da sua situação, você pode ter diferentes opções de saque disponíveis, como saque emergencial, saque aniversário, entre outros.
- Confirme os dados e solicite o saque: após escolher o tipo de saque, o aplicativo solicitará que você confirme seus dados pessoais e bancários. Verifique se todas as informações estão corretas e, em seguida, siga as instruções do aplicativo para concluir o processo de solicitação de saque.
- Acompanhe o status do saque: depois de solicitar o saque, você poderá acompanhar o status da transação através do próprio aplicativo. Geralmente, o dinheiro é transferido para sua conta bancária cadastrada em alguns dias úteis.
Com informações de Uol