CNU adiado: Nova data da prova já foi definida? Posso pedir reembolso? Veja tudo o que se sabe sobre o concurso
A decisão do governo federal de suspender o Concurso Nacional Unificado foi motivada pelas severas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul
Clique aqui e escute a matéria
O inesperado adiamento do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o maior da história em termos de inscrições, surpreendeu muitos nesta tarde dessa sexta-feira (03), deixando apenas dois dias para a realização das provas.
A decisão do governo federal de suspender o processo foi motivada pelas severas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul, inundando cidades, devastando residências e resultando em fatalidades nos últimos dias.
Nas redes sociais, enquanto alguns concordavam com a medida e outros expressavam lamentações, uma parcela considerável questionava o que ocorrerá a seguir.
Dúvidas surgiram sobre a nova data prevista, a possibilidade de cancelamento do CNU e a viabilidade de solicitar o reembolso da taxa de inscrição.
Nova data da prova já foi definida?
Ainda não foi divulgada a nova data para a realização da aplicação da prova.
Segundo comunicado oficial do Ministério da Gestão, o calendário revisado será divulgado assim que forem consideradas as condições climáticas e logísticas para a realização da prova em todo o país.
A ministra da Gestão, Esther Dweck, mencionou que a data provavelmente será anunciada dentro das próximas semanas.
Candidatos podem pedir reembolso da taxa de inscrição?
Sim, de acordo com o edital, os candidatos enfrentando dificuldades logísticas durante o "Enem dos concursos" podem requerer o reembolso do valor da inscrição em até cinco dias úteis após a realização das provas.
A análise desses pedidos será conduzida individualmente pela Fundação Cesgranrio.
Entre outras circunstâncias, consideradas como problemas logísticos para fins de reembolso da taxa de inscrição, estão incluídos fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior, tais como desastres naturais que causem prejuízos imprevisíveis e insuperáveis ao candidato.
O que se sabe até agora:
- O Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como o 'Enem dos Concursos', teve seu adiamento anunciado pelo governo federal e ainda aguarda definição de nova data;
- A proposta é manter as mesmas provas para quando o exame for reagendado, segundo declarou a ministra Esther Dweck, considerando "impossível" a realização das provas no Rio Grande do Sul devido às severas chuvas que atingiram o estado;
- Com o estado de calamidade pública decretado devido à devastação causada pelas chuvas, os números são alarmantes: 37 vítimas fatais, 74 pessoas desaparecidas e mais de 24 mil desabrigados;
- O Rio Grande do Sul conta com 86 mil candidatos inscritos para o concurso, programados para serem realizados em 10 cidades, algumas delas em estado de emergência.