desastres climáticos

Chuvas no Rio Grande do Sul: governo Lula planeja lançar programa de alertas de desastres em breve

Pressão por lançamento do sistema ocorre em meio aos desastres causados pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 06/05/2024 às 7:13
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Com mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul em estado de calamidade pública após as fortes chuvas que remontam à semana passada, o governo Lula (PT) planeja lançar nas próximas semanas um sistema de alerta para desastres climáticos. 

O objetivo é melhorar o sistema de alerta para população em casos semelhantes aos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

Nesse sistema, a população receberia em seus celulares alertas com sons e mensagens que se sobrepõem aos demais aplicativos para avisar sobre a possibilidade de algum desastre.

A nova ferramenta seria mais intrusiva do que as atuais e dispensará um cadastro prévio. A identificação dos alertas a serem enviados será feito através da proximidade do aparelho com o perímetro de risco de desastre. 

O novo sistema só aguarda um plano de comunicação do Ministério das Comunicações para divulgar a ferramenta ao público e o treinamento de agentes da Defesa Civil sobre a plataforma, ação vinculada com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional declarou ao G1 que a ferramenta está em processo de ajustes e finalização e que após essas etapas o projeto entraria em fase piloto.

Em março, após as tempestades no Espírito Santo, o ministro da pasta, Waldez Góes, declarou que o sistema seria anunciado em abril. Segundo Góes, o sistema foi estruturado durante um ano e se chama "cellbroadcast". 

Ainda no fim de 2022, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) exigiu que as operadoras inserissem o novo sistema de alertas em seus aparelhos, o processo de engenharia já está concluído, só falta a implementação do governo. 

Fortes chuvas no Rio Grande do Sul aumentam número de vítimas

Tags

Autor