Avaliação de Lula divide Brasil pela primeira vez, mostra pesquisa Quaest
Levantamento mostra pela primeira vez empate técnico na aprovação e reprovação da gestão de Lula. Índices são desvantagens para o presidente
Clique aqui e escute a matéria
A pesquisa Genial/Quaest com as informações sobre avaliação dos eleitores sobre o governo Lula (PT) em abril foi divulgada nesta quarta-feira (08).
Pela primeira desde o início do mandato de Luiz Inácio, o levantamento do Instituto Quaest apresenta empate técnico entre a aprovação e a desaprovação do governo.
As pesquisas apresentadas no começo desse ano demonstram que a popularidade do presidente Lula está em tendência de queda.
APROVAÇÃO DE LULA
O levantamento apresentou que a aprovação do presidente deteve uma oscilação negativa de um ponto percentual desde a pesquisa de março, enquanto a reprovação flutuou um ponto acima.
Neste cenário, a opinião do público sobre o governo Lula é de:
- Aprovação para 50% (-1% desde março)
- Desaprovação para 47% (+1% desde março)
- Não souberam ou não responderam: 3%
Com uma diferença de três pontos, a distância entre os posicionamentos fica abaixo do limite da margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A partir de tal questão, pela primeira vez desde o início do mandato de Lula, a aprovação empata tecnicamente com a desaprovação do presidente.
AVALIAÇÃO DO GOVERNO LULA
No caso da avaliação, o cenário também foi de oscilação com tendência negativa para Luiz Inácio. Nesta situação, as opiniões negativas e positivas são numericamente iguais.
No levantamento de março ainda havia uma distância de um ponto, com vantagem numérica, mas não técnica, para avaliações positivas sobre o presidente.
Apesar disso, o posicionamento negativo sobre Lula conseguiu oscilar um ponto para baixo, esses índices foram conduzidos para opinião de que a gestão seria "regular".
Veja como os eleitores avaliam o governo Lula em abril de 2024:
- Positivamente: 33% (-2%)
- Negativamente: 33% (-1%)
- Regular: 31% (+3%)
- Não sabe/Não respondeu: 3%
SOBRE A PESQUISA GENIAL/QUAEST
A pesquisa entrevistou 2.045 pessoas de 120 municípios do Brasil entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.