chuvas no RS

FGTS Calamidade: saiba valor, quem tem direito e como sacar

O governo Lula liberou o recebimento do valor para pessoas no Rio Grande do Sul a partir do decreto de calamidade pública

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 09/05/2024 às 9:36
Notícia

Clique aqui e escute a matéria

Com o decreto de calamidade pública para mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul, os trabalhadores gaúchos com saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão realizar o Saque Calamidade

O valor do Saque Calamidade do FGTS dependerá do saldo disponível na conta do trabalhador, com limite de até R$ 6.220,00 por cada desastre natural ocorrido com intervalo maior de 12 meses. 

Já que o estado do Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, os municípios do local podem se habilitar para receber as quantias do Fundo de Garantia. 

A Caixa Econômica Federal apontou para o G1 que "está prestando suporte aos municípios afetados pelas últimas chuvas no Rio Grande do Sul, com o intuito de efetuar a liberação do FGTS aos cidadãos residentes nas áreas atingidas pelo desastre". 

COMO PEDIR O SAQUE CALAMIDADE

É possível solicitar acesso ao valor em caso de calamidade pública tanto no aplicativo do FGTS quanto em uma agência da Caixa Econômica Federal. 

SOLICITAR NO APP

  1. Entre no Aplicativo "FGTS"
  2. Clique no menu "Meus Saques"
  3. Selecione a opção "Outras Situações de Saques"
  4. Clique em "Calamidade Pública"
  5. Insira o município que reside
  6. Clique em "Continuar"
  7. Escolha qual a forma de recebimento do FGTS
  8. Anexe os documentos necessários
  9. Confirme o pedido

PEDIR O SAQUE CALAMIDADE EM UM AGÊNCIA CAIXA

Será necessário ir a uma agência da Caixa portando: 

  • Documento de identificação do trabalhador ou diretor que não está empregado
  • Comprovante de residência no nome do trabalhador emitido em até 120 dias antes da situação de emergência
  • Caso não tenha comprovante de residência, pode apresentar uma declaração emitida pelo município em papel timbrado que comprove que aquele indivíduo mora na área afetada. O item precisará conter: 
    • Nome completo
    • Número do CPF 
    • Endereço Residencial
    • Data de Nascimento
  • CPF
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), seja física ou digital, ou outro documento que prove vínculo empregatício

QUEM TEM DIREITO AO FGTS CALAMIDADE

Poderão receber o Saque Calamidade as pessoas que estão em áreas afetadas por desastres naturais, tiveram seus imóveis atingidos ou interditados. Para confirmar tal questão, é necessário que o local tenha sido identificado pela Defesa Civil da área. 

Só terão acesso aqueles que tiverem saldo na conta do FGTS e não tiverem realizado saque nos últimos 12 meses por conta de desastre natural.

SITUAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL

O último boletim apresentado na quarta-feira (08) aponta que as chuvas no Rio Grande do Sul já deixaram 100 mortos, 128 desaparecidos e 372 feridos

Mais de 160 mil pessoas estão desalojadas após a tragédia no estado. Quase 67 mil gaúchos estão acolhidos em abrigos. 

VEJA TAMBÉM: Rio Grande do Sul tem cinco barragens em situação de emergência

Tags

Autor