FGTS Calamidade: saiba valor, quem tem direito e como sacar
O governo Lula liberou o recebimento do valor para pessoas no Rio Grande do Sul a partir do decreto de calamidade pública
Clique aqui e escute a matéria
Com o decreto de calamidade pública para mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul, os trabalhadores gaúchos com saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão realizar o Saque Calamidade.
O valor do Saque Calamidade do FGTS dependerá do saldo disponível na conta do trabalhador, com limite de até R$ 6.220,00 por cada desastre natural ocorrido com intervalo maior de 12 meses.
Já que o estado do Rio Grande do Sul está em situação de calamidade pública, os municípios do local podem se habilitar para receber as quantias do Fundo de Garantia.
A Caixa Econômica Federal apontou para o G1 que "está prestando suporte aos municípios afetados pelas últimas chuvas no Rio Grande do Sul, com o intuito de efetuar a liberação do FGTS aos cidadãos residentes nas áreas atingidas pelo desastre".
COMO PEDIR O SAQUE CALAMIDADE
É possível solicitar acesso ao valor em caso de calamidade pública tanto no aplicativo do FGTS quanto em uma agência da Caixa Econômica Federal.
SOLICITAR NO APP
- Entre no Aplicativo "FGTS"
- Clique no menu "Meus Saques"
- Selecione a opção "Outras Situações de Saques"
- Clique em "Calamidade Pública"
- Insira o município que reside
- Clique em "Continuar"
- Escolha qual a forma de recebimento do FGTS
- Anexe os documentos necessários
- Confirme o pedido
PEDIR O SAQUE CALAMIDADE EM UM AGÊNCIA CAIXA
Será necessário ir a uma agência da Caixa portando:
- Documento de identificação do trabalhador ou diretor que não está empregado
- Comprovante de residência no nome do trabalhador emitido em até 120 dias antes da situação de emergência
- Caso não tenha comprovante de residência, pode apresentar uma declaração emitida pelo município em papel timbrado que comprove que aquele indivíduo mora na área afetada. O item precisará conter:
- Nome completo
- Número do CPF
- Endereço Residencial
- Data de Nascimento
- CPF
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), seja física ou digital, ou outro documento que prove vínculo empregatício
QUEM TEM DIREITO AO FGTS CALAMIDADE
Poderão receber o Saque Calamidade as pessoas que estão em áreas afetadas por desastres naturais, tiveram seus imóveis atingidos ou interditados. Para confirmar tal questão, é necessário que o local tenha sido identificado pela Defesa Civil da área.
Só terão acesso aqueles que tiverem saldo na conta do FGTS e não tiverem realizado saque nos últimos 12 meses por conta de desastre natural.
SITUAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL
O último boletim apresentado na quarta-feira (08) aponta que as chuvas no Rio Grande do Sul já deixaram 100 mortos, 128 desaparecidos e 372 feridos.
Mais de 160 mil pessoas estão desalojadas após a tragédia no estado. Quase 67 mil gaúchos estão acolhidos em abrigos.