É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Um levantamento da consultoria de comunicação digital Ativa Web aponta que as redes sociais do presidente Lula (PT) cresceram desde o início dos desastres no Rio Grande do Sul.
Além de crescimentos numéricos, o estudo aponta o aumento do número de interações positivas do público com os perfis de Lula nas redes sociais.
LULA CRESCE NAS REDES
A partir da mobilização do Governo Federal para auxiliar o Rio Grande do Sul no resgate de vítimas das enchentes, Lula aumentou a base de seguidores, além de menções e comentários positivos a seu respeito no Instagram, Facebook e X (antigo Twitter).
A Ativa Web apontou que após o presidente publicar conteúdos sobre o Rio Grande do Sul, o engajamento de Lula aumentou no meio digital, com quase 8 milhões de menções ao político.
O engajamento do político totalizou 1,89% e 0,88% nos dias seguintes às publicações. O estudo divulgado pela coluna de Guilherme Amado no Metrópoles aponta que a taxa de engajamento atual do presidente é uma média considerável de 0,67%.
Do total de comentários negativos sobre Luiz Inácio, 56% desses foi de teor positivo, enquanto 42% eram negativos.
Esse cenário de maior popularidade digital, causada pelo forte interesse dos brasileiros na tragédia no Rio Grande do Sul, poderá representar uma possibilidade de maior conexão de Lula com os eleitores.
O posicionamento de Luiz Inácio é de que o aumento da reprovação do governo estaria vinculado com um problema de comunicação com a população no processo de divulgação das iniciativas de sua gestão.
SITUAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL
Uma nova atualização apresenta que a tragédia no Rio Grande do Sul já deixou 113 mortos, 146 desaparecidos, 756 feridos e 337 mil desalojados.
VÍDEO RELACIONADO: ‘Governo federal estará 100% à disposição’, diz Lula no RS