Chá para gordura no fígado: confira 4 opções que vão te ajudar
Aprenda a fazer 4 chás que vão te ajudar a eliminar a gordura no fígado
Clique aqui e escute a matéria
Os chás para gordura no fígado são ótimas opções para quem foi diagnosticado com essa condição. Você sabia que o fígado gorduroso atinge 25% da população geral no Brasil?
Segundo o portal Viver Bem UOL, a informação é de pesquisa realizada pela Universidade de Minas Gerais (UFMG), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
A esteatose hepática, que é popularmente conhecida como gordura no fígado, é uma condição que acomete um dos principais órgãos do corpo humano.
O fígado tem a função de filtrar o sangue e eliminar toxinas, então, quando sua função é comprometida, muitos problemas podem surgir.
Chá para gordura no fígado
Ir ao médico gastroenterologista ou hepatologista é essencial para realizar o tratamento correto que irá reduzir o índice de gordura no fígado.
No entanto, a alimentação e manter bons hábitos vão auxiliar no processo.
Entre esses hábitos está o consumo de chás. Alguns chás agem diretamente nessa região do corpo, contribuindo para redução da gordura e melhora do funcionamento do seu fígado.
Confira os principais abaixo:
Chá verde
O chá verde é uma das opções mais procuradas quando o assunto é fígado com gordura. Isso porque, é um chá com bastantes benefícios.
Ele possui uma grande quantidade de antioxidantes, especialmente catequinas, que podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a saúde hepática. Por isso, é uma ótima escolha para quem lida com esteatose hepática. É recomendável beber 2 a 3 xícaras por dia!
Modo de fazer
Separe os ingredientes:
- 1 colher de chá de folhas de chá verde;
- 250 ml de água.
Depois, siga o passo a passo:
- Aqueça a água até um pouco antes de começar a ferver;
- Adicione as folhas de chá verde;
- Deixe em infusão por cerca de 2 a 3 minutos. Evite deixar mais tempo para não amargar!
- Coe e sirva.
Cúrcuma
O chá de cúrcuma também é uma ótima alternativa para quem deseja opções naturais que ajudam com o problema da gordura no fígado.
A cúrcuma contém curcumina, um composto com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que podem ajudar na redução da inflamação no fígado e na prevenção do acúmulo de gordura.
Como fazer?
Ingredientes:
- 1 colher de chá de cúrcuma em pó ou um pequeno pedaço de raiz de cúrcuma fresca;
- 250 ml de água;
- Mel a gosto (opcional).
Para o preparo:
- Ferva a água;
- Se estiver usando cúrcuma em pó, adicione diretamente à água fervente. Se preferir usar a raiz fresca, rale um pequeno pedaço e adicione;
- Se utilizar o pó, deixe a mistura ferver por cerca de 10 minutos;
- Para a raiz fresca, você pode deixar ferver por um pouco mais de tempo, cerca de 15 a 20 minutos, para extrair bem os compostos;
- Coe bem e sirva.
Chá de gengibre
Assim como a cúrcuma, o gengibre também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem auxiliar na proteção do fígado e na redução da inflamação.
Além disso, pode ajudar na digestão e na queima de gordura. E manter um peso adequado é um dos principais hábitos que pessoas com problema no fígado devem seguir.
Passo a passo
Ingredientes:
- 1 pedaço médio de gengibre;
- 250ml de água
Para o preparo:
Comece descascando o gengibre fresco;
Fatie o gengibre;
Ferva a água e adicione os pedaços fatiados;
Deixe a mistura ferver por cerca de 10 a 20 minutos;
Coe e sirva quente ou espere esfriar e adicione pedras de gelo para consumir.
Chá de alcachofra
O chá de alcachofra é altamente recomendado para quem sofre de gordura no fígado devido às suas propriedades diuréticas. Este chá é o que chamamos de chá detox.
A alcachofra contém cinarina, um composto conhecido por estimular a função do fígado e aumentar a produção de bile, o que ajuda na digestão das gorduras e na desintoxicação do corpo. Você pode beber até 3 xícaras por dia.
Confira o modo de preparo
Ingredientes:
- 1 a 2 colheres de chá de folhas secas de alcachofra
- 250 ml de água
Para preparar:
- Aqueça a água até começar a ferver;
- Adicione as folhas secas de alcachofra à água fervente;
- Deixe em infusão por cerca de 10 minutos;
- Coe o chá e sirva.
VEJA TAMBÉM:
Como evitar gordura no fígado
Como você viu, existem diversos chás que podem te ajudar caso você seja diagnosticado com fígado gorduroso. Contudo, de acordo com o Ministério da Saúde, alguns hábitos podem ajudar a evitar a condição, veja:
- Adote uma dieta balanceada: a alimentação é um dos principais fatores para um fígado saudável;
- Se exercite: manter uma boa rotina de exercícios é essencial para diminuir o nível de gordura no corpo todo;
- Evite tóxicos: substâncias tóxicas como o álcool são grandes vilões quando fala-se de esteatose hepática;
- Mantenha uma boa rotina médica: verifique sempre com seu médico qualquer sintoma anormal, como dores, que você sinta no seu dia a dia
Lembre-se que os sintomas de gordura no fígado são silenciosos e podem se confundir com outras doenças. Cansaço extremo, fraqueza, perda de peso repentina e dor na região da barriga são alertas.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”