Saúde do intestino: confira 4 dicas para não sofrer mais
Cuide da sua saúde intestinal com pequenas mudanças de hábitos no dia a dia.

Clique aqui e escute a matéria
Segundo o Ministério da Saúde, na ciência, o intestino é conhecido como segundo cérebro. Você sabia disso?
Pois é. Cuidar da saúde do intestino pode trazer diversos benefícios não só para o próprio trato intestinal, como para todo o corpo.
Pequenos cuidados no dia a dia podem contribuir com uma saúde intestinal melhor.
Qual a função do intestino?
A principal função do intestino, nada mais é que absorver os nutrientes e a água que são consumidos. Vale destacar que a saúde digestiva é um aparelho com diversos órgãos.
O aparelho digestivo humano é composto por boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
O intestino delgado fica com a função de aproveitar todos os nutrientes, enquanto o intestino grosso absorve toda a água.
VEJA TAMBÉM:
Principais problemas de intestino
Muitas pessoas sofrem com problemas intestinais. Segundo a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, a cada 100 mil habitantes, há 100 casos de inflamações do intestino.
E com problemas de intestino, simples ações do dia a dia como comer ou ir ao banheiro podem se tornar verdadeiros desafios. Confira os problemas de intestino mais comuns:
- Constipação: dificuldade para evacuar regularmente; fezes secas; sensação de inchaço abdominal;
- Diarreia: evacuações frequentes e líquidas; desconforto abdominal; possível presença de sangue nas fezes;
- Intolerâncias alimentares: intolerância a lactose, reações adversas a certos alimentos; dor e inchaço;
- Síndrome do intestino irritável (SII): dificuldade para comer; does constantes e dificuldade para ir ao banheiro;
- Doença inflamatória intestinal (DII): inclui doença de Crohn e colite ulcerativa;
- Hemorroidas: vasos sanguíneos inchados no ânus ou reto.
4 dicas para melhorar a saúde intestinal
A boa notícia é que alguns cuidados simples podem melhorar significativamente a saúde do intestino.
Essas dicas podem ser seguidas tanto por pessoas que já possuem algum dos problemas citados acima, ou, por quem quer evitar qualquer tipo de desconforto.
Lembre-se que é essencial procurar um médico gastroenterologista para diagnosticar qualquer problema do trato intestinal e fazer o tratamento correto.
No entanto, algumas mudanças de hábitos serão muito bem-vindas.
1. Priorize uma dieta rica em fibras
As fibras são como o combustível para um intestino saudável. Inclua uma variedade de alimentos ricos em fibras em sua dieta, como por exemplo:
- Frutas;
- Vegetais;
- Grãos integrais;
- Legumes;
- Sementes.
Esses alimentos não apenas ajudam na regulação do trânsito intestinal, prevenindo a constipação, mas também alimentam as bactérias benéficas em seu intestino, promovendo um equilíbrio saudável do ambiente intestinal.
2. Beba água suficiente
A hidratação adequada é essencial para manter seu sistema digestivo funcionando sem problemas. A água ajuda a dissolver os nutrientes e facilita o movimento dos alimentos pelo trato gastrointestinal.
Além disso, beber a quantidade correta de água ajuda a prevenir a constipação, que pode levar a outros problemas intestinais.
Portanto, certifique-se de beber pelo menos 3 litros de água por dia e ajuste sua ingestão com base em seu nível de atividade física e de condições climáticas.
3. Cultive uma rotina de exercícios regular
A atividade física estimula o movimento dos alimentos através do trato digestivo, promovendo a regularidade e prevenindo problemas como a constipação.
Sem contar que o exercício regular tem sido associado a um microbioma intestinal mais diversificado e saudável, o que pode fortalecer sua imunidade e melhorar sua saúde geral.
4. Cuidado com o estresse
O estresse pode ter um impacto negativo significativo em sua saúde intestinal. Quando você está estressado, seu corpo libera hormônios que podem afetar a função digestiva, levando a sintomas como dor abdominal, diarreia e constipação.
Encontre maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como meditação, ioga, exercícios de respiração ou hobbies relaxantes.
Priorizar o autocuidado e a gestão do estresse não só beneficia sua saúde mental, mas também apoia uma digestão saudável.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”